terça-feira, 9 de outubro de 2012

Eduardo defende inclusão do novo federalismo na pauta no debate pós-eleição‏

Um dia após término do primeiro turno das eleições municipais, o governador Eduardo Campos defendeu o aprofundamento do debate sobre o novo federalismo no cenário nacional. “É fundamental que possamos usar esse acúmulo feito ao longo das campanhas para colocar na pauta do debate nacional o novo federalismo, porque os municípios precisam mais e mais de condições para realizar o seu papel, que é central na estruturação das políticas publicas em setores importantes no entendimento da sociedade”, destacou.

A posição foi defendida durante entrevista coletiva à imprensa na tarde desta segunda-feira (08/10), na Sede Provisória do Governo no Centro de Convenções, em Olinda. A preocupação de Eduardo com o tema está pautada pela “mais dura” crise fiscal vivenciada pelos municípios. “Sabemos que a linha que separa a esperança da frustração é muito tênue. O voto é um ato de esperança e quem foi eleito vai ter que encarar o desafio de melhorar a saúde, educação, mobilidade, saneamento, habitabilidade e a segurança pública”, disse ao lembrar que, até dezembro, o governo federal deverá definir uma nova regra de partilha para os Fundos de Participação dos municípios e dos estados (FPM e FPE). A determinação partiu do Supremo Tribunal Federal.

O governador também comemorou a tranquilidade do pleito municipal que transcorreu em todo o estado sem problemas, com o acompanhamento dos órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social. Por fim, Eduardo assegurou que, a semelhança do que foi realizado em 2008, a Casa Civil estadual organizará uma reunião com todos os prefeitos eleitos e reeleitos. O encontro será o espaço para apresentar o planejamento estratégico do estado, suas políticas públicas e também mostrar as formas de acesso aos recursos e parcerias. “Isso vai acontecer independente de qualquer conotação político-partidária. Não teremos nenhuma dificuldade em tratar com prefeitos e prefeitas eleitas, seja de que partido foi”, cravou Eduardo.

Nenhum comentário: