sexta-feira, 16 de novembro de 2012

71ª EXPOSIÇÃO NORDESTINA DE ANIMAIS E PRODUTOS DERIVADOS‏

Começa neste domingo, 18, às 16h, - momento da abertura oficial com as presenças do governador em exercício João Lyra Neto, do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e do presidente da Associação dos Criadores de Pernambuco, Manassés Rodrigues -, o maior evento agropecuário do Norte-Nordeste. A 71ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ENAPD. será realizada em oito dias, de 18 a 25 de novembro, no  Parque de Exposições Professor Antônio Coelho, no bairro do Cordeiro, Recife. 

Julgamentos, leilões, vendas diretas de animais e de equipamentos, realização de cursos e shows regionais são algumas das atrações da programação oferecida para os investidores do setor e para o público da cidade e de outras partes do Nordeste e até do país. A Exposição é realizada numa parceria da Associação dos Criadores de Pernambuco (ACP) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária -  SARA.

De acordo com o presidente da ACP, Manassés Rodrigues, a estiagem prolongada que ocorre na região, não diminuiu o número de animais que vão estar na mostra, em relação a 2011. Serão cerca de cinco mil animais, entre bovinos, caprinos, ovinos e  equinos de alta qualidade genética, os melhores representantes das raças expostas, além de pequenos animais. "O criador desta mostra participa do evento, especialmente para avaliar o trabalho realizado durante todo o ano para a melhoria genética do rebanho", garante Manassés Rodrigues, acrescentando que há entre os pecuaristas troca de experiências. Entre expositores e público visitante a organização espera receber mais de 400 mil pessoas durante os oito dias.

"A Exposição Nordestinas reúne os maiores pecuaristas da região que preparam seus plantéis para os julgamentos e leilões a serem realizados durante toda a semana e o Governo do Estado é parceiro dessa iniciativa que mostra a importância da cadeia produtiva para a economia pernambucana e do país", salienta o secretário Ranilson Ramos.  A ENAPD contará com a exibição de animais das raças bovinas  Nelore, Guzerá (de corte), Gir, Holandês, Sindi,  Jersey, Pardo Suíço e  Girolando (de leite); Pitangueira  (animais de dupla aptidão – Carne e leite) e equinos Mangalarga Marchador, Campolina e Quarto de Milha, além de Pampa e Pôneis. Uma arena para julgamento de caprinos e ovinos também se transforma em uma excelente oportunidade para realização de negócios entre os criadores desses animais. 


A programação da 71ª ENAPD oferece julgamentos, 10 leilões, cursos, cerca de 700 expositores entre criadores e estandes para a venda de   máquinas, tratores, veículos leves e utilitários, motos, equipamentos de irrigação, coleta e resfriamento de leite e implementos agrícolas. Instituições financeiras federais, instituições públicas e privadas, universidades, órgãos públicos do Estado estarão presentes,  promovendo palestras, debates e  oferecendo linhas de crédito. Serão apresentadas ao público presente o que existe de mais inovador nas áreas de pesquisa agropecuária, assistência técnica, extensão rural e transferência de tecnologia.

A   ENAPD conta com uma diversificada Praça de Alimentação, oferecendo pratos típicos e regionais, feira de artigos populares e artesanato, além de produtos da agricultura familiar. Além disso, uma extensa programação de shows promete agradar ao público da Exposição. A entrada para o Parque e shows é gratuita.

SHOWS

Várias atrações se encontrão com o público No Palco Cultural da 71ª Exposição  Nordestina de Animais e Produtos Derivados, que vai de 18 a 25 no Parque de Exposições, bairro do Cordeiro, Recife. Tem shows para todos os gostos. O Coral da Assembléia Legislativa abre a programação no domingo (18), a partir das 19h. Às 21h, será a vez da Banda Tribo Cordel. Durante a semana os shows começarão  sempre às 21h. No domingo (25), à partir das 16h, será a vez da criançada curtir o show de Patati Patatá ( cover ). A Banda Forrockiá encerra a maior festa do campo do Nordeste. A entrada é gratuita. Veja a programação: 

Domingo  dia  18 ( Abertura )
- Coral da Assembléia legislativa 
- Tribo Cordel 

Terça-feira (20)
-Jorge Neto

Quarta Feira (21)
-Marcílio Montier 
- Paulo Márcio 

Quinta Feira (22)
Forró dos Firma 
- Anjos do Forró 

Sexta Feira ( 23)
- Irah Caldeira 
- Cezzinha 

Sábado (24) 
- Conde Só Brega 
- Banda Labaredas

Domingo dia 25 ( encerramento)
Patati Patatá (cover) - 16h 
-  Forrockiá

Nenhum comentário: