sábado, 17 de novembro de 2012

Semiárido pernambucano desbrava nova fronteira agrícola

São 300 hectares de sementes de feijão, em ciclo de floração, demonstrando as potencialidades do Semiárido pernambucano, por meio da irrigação como tecnologia de produção alternativa. Na última quinta-feira (15/11) o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, visitou as áreas, no município de Cedro, contratadas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), junto à Associação dos Produtores de Sementes do Cedro (Aprocedro).

Este ano, das quatro mil toneladas de sementes necessárias ao atendimento do programa “Terra Pronta e Distribuição de Sementes 2012/2013", que beneficiará 100 mil famílias, 2,3 mil toneladas foram adquiridas da Aprocedro. “A meta é, até 2014, contratar todas as sementes no próprio Estado, transformado a região em um polo produtor de sementes com certificação e qualidade, não só para fornecer ao Estado de Pernambuco, mas para todo o Semiárido nordestino”, disse Ranilson.

Já foram beneficiadas até o momento, nas unidades de beneficiamento do IPA (UBS’s), em Petrolina e Ibimirim, 270 toneladas de sementes de feijão e 300 toneladas de milho. De acordo com o secretário, a Aprocedro hoje já tem quase 100 produtores familiares integrados, não só em Cedro, como nos municípios de Petrolina, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande.

A decisão de adquirir as sementes em Pernambuco veio do governador Eduardo Campos, com o intuito de estimular a economia local, por meios da geração de emprego e renda para os pequenos agricultores. O gerente da UBS do IPA, em Petrolina, Everaldo de Lima, informou que a expectativa para a safra 2012/2013 é de distribuir quatro mil toneladas. Os agricultores serão contemplados seguindo o calendário das chuvas, que geralmente se iniciam no Sertão, em dezembro.

Nenhum comentário: