quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ação educativa marca terceiro dia da Semana do Trabalho Seguro


Durante a semana, ainda estão previstas fiscalizações, apresentações de arte-educadores e, na quinta-feira (29), seminário aberto ao público no auditório da Celpe

O Ministério Público do Trabalho (MPT) participou, nesta quarta-feira (28), de atividade educativa no canteiro de obras dos prédios Alameda Imperial e Jardim Casa Forte, contruídos pela Moura Dubeux na zona norte do Recife. Durante parte da manhã, cerca de 120 trabalhadores assistiram a apresentação de esquete elaborada por grupo de arte-educadores, sobre questões de segurança na construção civil. A ação faz parte da Semana do Trabalho Seguro, promovida pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Getrin).

Ludicamente, os atores falaram sobre a importância do respeito às normas, com destaque para o uso dos equipamentos de proteção individual e do trabalho em altura. A procuradora do Trabalho Melícia Carvalho Mesel, presente na atividade, destacou a necessidade de se cada vez mais trabalhar conjuntamente em busca de um meio ambiente de trabalho mais seguro no setor. "A segurança no ambiente de trabalho é responsabilidade de todos. Trabalhadores, empregadores e Estado". A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região Valéria Gondim reforçou junto aos trabalhadores a ideia da prevenção, citando o alarmante número de acidentes e de mortes na construção civil. Segundo dados de 2010, cerca de 54.664 acidentes foram registrados no setor. O número de mortes, no mesmo ano, chegou a 438 em todo o país.

Getrin – O Grupo de Trabalho Interinstitucional da 6ª Região é formado por representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Ministério Público do Trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social, Ministério do Trabalho e Emprego e Advocacia-Geral da União e tem como objetivo desenvolver cooperativamente ações do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Tribunal Superior do Trabalho.

Nenhum comentário: