sexta-feira, 23 de novembro de 2012

OPERAÇÃO SECA - Governo começa identificação de áreas rurais para fortalecimento da infraestrutura hídrica‏

Identificar áreas com viabilidade para a melhoria da infraestrutura hídrica no Agreste e Sertão, dentro do Programa Água para Todos foi o principal foco da extensa agenda cumprida, nesta quarta, quinta e sexta-feira (21, 22 e 23/11), pelo secretário de Agricultura Ranilson Ramos, acompanhado pelos deputados estaduais Rodrigo Novaes (PSD) e Júlio Cavalcanti (PTB), pelos prefeitos das regiões e pelo engenheiro civil Antônio Carlos Rocha.

No município de Inajá, Sertão do Moxotó, foram visitados dois poços artesianos, um deles com vasão de 25 mil litros/hora, recém-instalado pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Integrados, eles constituirão duas adutoras, uma com quatro quilômetros e outra com 9 Km de extensão, que fornecerão, inicialmente, água tratada para 168 famílias, por meio da construção de um sistema simplificado de abastecimento. A obra está orçada em aproximadamente R$ 730 mil e será iniciada no início do próximo ano.

A identificação de áreas também foi realizada nos municípios de Ibimirim, Floresta e Belém do São Francisco e Petrolina. De acordo com Ranilson Ramos, a partir dos próximos dias será iniciada a instalação de 1,2 mil poços no Agreste e Sertão. Cada município que apresentar condições tecnicamente viáveis será contemplado com dez poços, atendendo 24 mil famílias.

O secretário destacou, imediatamente, engenheiros civis da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara) para estudarem essas áreas, muita delas, apontadas pelas próprias lideranças locais. “A palavra de ordem do governador Eduardo Campos para as famílias do meio rural é a universalização da água”, destacou Ranilson.

Água para Todos - O Comitê Executivo Água para Todos foi constituído pelo governador Eduardo Campos, em 26 de abril deste ano, por meio do Decreto nº 38.113. As ações prioritárias recaem sobre a construção de 1.175 sistemas simplificados de abastecimento de d’agua e 450 barragens, beneficiando 47 mil famílias, até o final de 2014.

Nenhum comentário: