quarta-feira, 18 de junho de 2014

Prefeitura do Ipojuca apresenta plano de arborização para o município

Cerca de 60 espécies de árvores foram identificadas nos três distritos e nas praias de porto de Galinhas e Serrambi
As ruas do município do Ipojuca passarão a contar com mais verde. Nesta quarta-feira (18) a Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema) apresentou o relatório do diagnóstico ambiental da arborização urbana do Ipojuca, no auditório da Escola Santo Cristo, em Ipojuca –Sede, onde foi mostrada a situação atual do constituinte arbóreo e das áreas disponíveis para o plantio nos distritos de Ipojuca, Nossa Senhora do Ó e Camela e nas praias de Porto de Galinhas e Serrambi.
Foram encontradas 60 espécies de árvores no município. Destas 35 exóticas, como por exemplo Acácia, Baobá e algaroba; e 25 espécies nativas, como Alamanda-amarela, Algodão de praia, Arueira, Cajueiro e Gameleira.
De acordo com o biólogo da Masterplan, empresa responsável pelo estudo, foram estudadas todas as ruas, via de acesso e praças do município. “Fizemos uma elaboração da política de arborização urbana, materializada num Plano Diretor, que tem como finalidade de garantir um meio ambiente urbano mais saudável e consequentemente elevar a qualidade de vida dos cidadãos ipojucanos”  
Para existir o plantio o local deve contar com um dos quatro critérios, que são: As ruas com canteiros disponíveis; ruas com alegretes disponíveis; calçada com largura mínima de dois metros; Ruas livre de serviços de redes (como por exemplo sem muita fiação).
Segundo a diretora de Sustentabilidade e Gestão do Sedema, Ana Lúcia Carneiro Leão também está acontecendo um estudo para a implantação de um viveiro de plantas. “Vamos plantar mudas de várias espécies para poder depois colocar elas nas ruas, sem o risco de ninguém destruir”, contou.
A partir de agora será feito um mapeamento das áreas para poder começar o projeto executivo, melhorando o potencial de arborização do município.

Nenhum comentário: