quinta-feira, 19 de junho de 2014

Tradição e modernidade no São João de Limoeiro

Claudia Leitte será principal nome da programação da Princesa do Capibaribe

Seis dias de festa, oito focos de animação, atrações de renome nacional, 60 apresentações, resgate da cultura local e homenagem aos filhos da terra. Esse é o espírito do São João de Limoeiro 2014, que visa consagrar a cidade como principal polo de festejos juninos da região do Médio Capibaribe. O evento – realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura de Limoeiro –, terá como atração principal a cantora Claudia Leitte.
As comemorações irão acontecer nos dias 21, 22, 23, 24, 27 e 28 de junho e, durante os festejos, são esperados 220 mil espectadores apenas no palco principal, que terá 15 atrações. Além da cantora fluminense e a dupla Jorge e Matheus, irão animar a festa nomes como Petrúcio Amorim, Brasas do Forró e Novinho da Paraíba. A fórmula alia tradição e modernidade, além de ajudar a fomentar a economia local e a cultura junina do município.
O homenageado da festa será João Limoeiro, artista e compositor dedicado à ciranda. Com dez discos ao longo de sua carreira, o homenageado acaba de voltar à cidade após turnê em São Paulo e Brasília, ao lado de Siba, no projeto Azougue Vapor. A decoração da festa assumiu os tons da bandeira do Brasil para desejar boa sorte ao time Canarinho na Copa do Mundo. Quem quiser assistir aos jogos, será disponibilizado um telão no Palhoção Antônio Zazá durante as partidas da seleção canarinho.
Para garantir mais conforto aos forrozeiros, a Prefeitura irá disponibilizar quatro espaços, onde o público poderá trocar as garrafas de vidro por vasilhames de plástico. A cidade irá contar com reforço na segurança da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Barracas de lanches, comidas típicas e bebidas devidamente autorizadas serão distribuídas de forma ordenada ao longo dos polos e vistoriadas pela Vigilância Sanitária de Limoeiro.

Confira os polos e a programação da cidade:
Palco principal 
Palhoção Antônio Zazá – Na Av. Severino Pinheiro, terá 15m de comprimento e 10m de largura. Trata-se do tradicional Palhoção que homenageia nomes da cultura popular local que contribuíram para o fomento da cultura junina. Em 2014, a cidade rende homenagem a Antônio Marcolino de Araújo, mais conhecido como Antônio Zazá, um dos pioneiros a fomentar brincadeiras desta época do ano nos bairros. Nesta palhoça, acontecerão apresentações populares de raízes como grupos de Forró pé de Serra, Ciranda, Coco, Repentistas, Mamulengo, Banda de Pífano e outras. A estrutura será ornamentada com bandeiras, balões e outros adornos juninos, além de um telão para assistirem aos jogos da Seleção na Copa.
Vila Cenográfica – Em seu quinto ano, a Vila Cenográfica de Poço do Pau ganhará vida novamente e se firma como parada obrigatória para quem visita a festa. No período, ela estará repleta de personagens marcantes do passado e do presente da nossa Princesa do Capibaribe. A Vila contará com 15 casas, cada uma medindo 4m², ocupando uma área total de 30 metros.
Polo das Quadrilhas – Cercado por arquibancadas no corredor junino, num total de 30 metros de comprimento, o “Quadrilhódromo” comporta 500 pessoas durante apresentações de quadrilhas, casamentos matutos, bois de caboclinhos e diversas brincadeiras. O polo conta ainda com a participação da personagem Chiquita Matuta.
Parque de diversões – Espaço dedicado a valorizar o público infantil que vier prestigiar a festa.
Polo da Rodoviária - Localizado no Terminal Rodoviário da cidade. O espaço visa recepcionar os turistas, que terão uma prévia do que será a festa ao som de ritmos típicos como o forró pé-de-serra. No local, o público confere apresentação da personagem Gabriela do Cravo.
Polo do Mercado Público – O espaço funciona ao lado do prédio da prefeitura, durante os turnos da manhã e tarde. O público poderá conferir o som do forró pé de serra, xote, baião e outros ritmos típicos executados ao vivo por artistas locais. A personagem Gabriela do Cravo é a cicerone do espaço.
Brincadeiras Juninas – As tradicionais brincadeiras não ficarão de fora. Durante os dias de festa, o público contará com pau de sebo, corrida de jericos, quebra-panela e corrida de saco.
SÃO JOÃO DE LIMOEIRO 2014 - PALCO PRINCIPAL
21/06
21:00 - Namoro Sertanejo
23:00 - Petrúcio Amorim
01:00 – Forrozão Zueira

22/06
21:00 – Anjos do Forró
23:00 – Pecinho Amorim
01:00 – Claudia Leitte

23/06
21:00 – Forrozão Alta Pressão
23:00 – Brasas do Forró
01:00 – Rodrigo Reis

24/06 (Com participação do grupo cultural Caboclo)
21:00 - Deivinho Sanfoneiro
23:00 – Forró do Chefe
01:00 – Jorge e Matheus

28/06
21:00 - Digão Ferraz
23:00 – Novinho da Paraíba
01:00 – Forrozão Agarra

Nenhum comentário: