segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Segunda escuta para o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas acontece nesta quarta (26)

A segunda reunião sobre a preparação do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Pernambuco está marcada para a próxima quarta-feira (26/08). O encontro, que desta vez vai contar com a presença dos integrantes da cadeira produtiva (editores, livreiros e distribuidores de livros e publicações impressas ou eletrônicas), será realizado no Espaço Pasárgada, às 14h, na Rua da União. 

Os encontros marcam o início da discussão sobre o contexto da criação, fruição, produção editorial no Estado, potenciais, desafios e necessidades. Outra pauta é sobre como participar da construção da política pública, considerando seus marcos normativos.

Na primeira reunião, realizada na quarta-feira passada (19/08) com a presença de bibliotecários, gestores e outros agentes da chamada ‘cadeia mediadora’ do setor, os participantes preencheram questionários que vão ajudar no diagnóstico de cada área, bem como embasar a formulação do plano. No dia 2 de setembro é a vez da escuta receber a cadeia criativa da literatura, formada por escritores(as), ilustradores(as), designers e declamadores/as.

A construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PELLLB) é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundarpe, da Secretaria de Educação (SEE-PE), da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), e do Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura (FPEDLLLB), com apoio da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura.

Nenhum comentário: