terça-feira, 25 de agosto de 2015

Última semana para se inscrever no Prêmio Pelópidas Silveira

Falta menos de uma semana para o fim do prazo de inscrição do I Prêmio Pelópidas Silveira em Planejamento e Gestão Urbano e Regional. Os interessados terão até a próxima segunda-feira (31) para enviar seus trabalhos para a Secretaria Planejamento Orçamento e Gestão que, através da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas - Condepe/Fidem, é responsável pela iniciativa. Com o objetivo de recompensar estudos e práticas bem-sucedidas na área de planejamento urbano de todo o País, o Prêmio faz parte da comemoração do centenário de nascimento do engenheiro e duas vezes prefeito do Recife, Pelópidas Silveira.      

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma eletrônica por meio dos sites www.condepefidem.pe.gov.br ou www.seplag.pe.gov.br. Podem concorrer ao prêmio estudantes do ensino médio, técnico e superior, graduados, pós-graduados e profissionais atuantes na área em três modalidades: redações, artigos científicos, e projetos de experiências exitosas.

Os trabalhos apresentados devem contemplar cinco eixos temáticos – o Estatuto das Metrópoles: Oportunidades e Desafios; o sistema de Informações Geográficas como Instrumento do Planejamento Urbano e Regional; o Fortalecimento Institucional, Planejamento e Gestão Urbana e Regional; a Utilização dos Espaços Residuais em Áreas Urbanas; e a Urbanização de Áreas de Assentamentos de Interesse Social. Além disso, deverão corresponder a diferentes tipos de ações governamentais, tais como: promoção e apoio à governança metropolitana; gestão do uso e ocupação do solo; fortalecimento da gestão de ações consorciadas em Regiões Metropolitanas e em Regiões de Desenvolvimento; e planos e projetos de desenvolvimento local sustentável.

Os resultados serão divulgados no dia 1º de fevereiro de 2016. Já a entrega dos prêmios ocorrerá em 16 de abril do próximo ano, no encerramento das comemorações pelo centenário de Pelópidas Silveira. Serão premiadas até três redações com um tablet, com sistema operacional instalado; até três artigos científicos no valor de R$ 5 mil cada e até três projetos de experiência exitosa no valor de R$ 8 mil cada.

Além da Secretaria de Planejamento e Gestão e da Condepe/Fidem, o Prêmio é realizado em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto de Arquitetos do Brasil e a Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco  (UPE).



Memória

Nascido em 15 de abril de 1915, Pelópidas Silveira administrou o Recife pela primeira vez em 1946, nomeado pelo então governador José Domingues da Silva. Permaneceu seis meses no cargo. Na primeira eleição popular para a Prefeitura da capital, em 1955, Pelópidas foi eleito com 81 mil votos. Em sua gestão, contribuiu para o desenvolvimento urbanístico do Recife. Ficou conhecido pelo alargamento da Avenida Conde da Boa Vista e a abertura da Avenida Dantas Barreto, na área central da cidade. Outras intervenções, como a instalação do bonde elétrico e a higienização de feiras públicas, também marcaram a administração de Pelópidas. Ele também é reconhecido por promover a primeira iniciativa de participação popular no Estado, com o estímulo à formação de associações de bairro, um modelo que inspirou o Seminário Todos por Pernambuco, do Governo do Estado. Pelópidas faleceu em setembro de 2008.

Nenhum comentário: