quinta-feira, 21 de maio de 2009

Augusto Coutinho protesta contra corte de investimentos federais para Pernambuco


O líder da Oposição na Assembleia, Augusto Coutinho, do Democratas, foi à tribuna, nesta quarta, protestar contra um corte de cerca de R$ 72 milhões nos investimentos previstos para Pernambuco no Orçamento Geral da União para este ano. Segundo o parlamentar, o presidente Lula assinou decreto cancelando iniciativas no último dia onze de maio.


Coutinho apontou que a ação compromete importantes obras de infraestrutura em diversas cidades pernambucanas, incluindo Olinda, Jaboatão e Petrolina, e empreendimentos como o Complexo Cultural Tacaruna e a Via Mangue. O deputado lembrou que, nas duas últimas campanhas eleitorais no Estado, foram prometidas grandes ações para Pernambuco.


Mas Coutinho apontou que a expectativa criada pelo Governo Lula não se concretizou.


Segundo ele, das 695 obras previstas para o Estado com recursos do PAC, apenas 77 projetos contam com dotação orçamentária para serem executados. Coutinho acrescentou que, das dez principais obras estruturadoras, incluindo a Refinaria Abreu e Lima, sete estão atrasadas.


Vários parlamentares apoiaram as críticas de Coutinho ao Governo Federal. Terezinha Nunes, do PSDB, alertou que, segundo informação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, quinze grandes empresas viriam para Pernambuco mas adiaram os planos.


Já André Campos, do PT, argumentou que o grande número de obras anunciada pelo Governo Lula para o Estado mostra que Pernambuco vive um momento diferenciado.


O deputado também afirmou que a crise financeira influencia os investimentos públicos.Adelmo Duarte, do Democratas, salientou a importância dos prefeitos cobrarem mais a execução das obras prometidas. (Jamildo Melo)

Nenhum comentário: