sexta-feira, 15 de maio de 2009

Joaquim : " O candidato é Guerra"


O ex-governador Joaquim Francisco, ainda abrigado no DEM, arrisca um palpite para 2010: Jarbas não cederá as pressões para disputar o Governo e as oposições tendem a se unir em torno da candidatura alternativa do senador Sérgio Guerra (PSDB), que irá ao sacrifico apenas para abrir um palanque no Estado de sustentação ao projeto presidencial de José Serra.

“O candidato é Sérgio Guerra”, aposta Joaquim, para quem Jarbas não anda estimulado com eleição majoritária. Se Joaquim estiver certo, o palanque de Guerra não será fácil de construir, a começar pela montagem da chapa para o Senado. Marco Maciel já deu sinais de que topa ir à reeleição desde que a sua chapa tenha um candidato competitivo como Jarbas.

Historicamente, em Pernambuco os senadores se elegem sob a influência eleitoral do candidato a governador. Foi assim com Arraes quando puxou Mansueto e Antônio Farias e com o próprio Jarbas, que em dois mandatos elegeu três senadores – Maciel, José Jorge e Sérgio Guerra – e arrebatou a sua própria vaga na Casa Alta.

Resta saber se Guerra topa mesmo abrir no Estado um palanque para Serra e com quem contará para armar a chapa. Maciel não costumar dar murro em ponta de faca e Guerra é do mesmo time, ou seja, não vai entrar em aventura, embora sabendo que Serra eleito sua derrota no Estado seria minimizada. (Coluna da Folha - 15/05/2009)

Nenhum comentário: