sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

MPT recebe relatório do Município de Petrolina com ações de projeto de combate ao trabalho infantil

O município de Petrolina apresentou, por meio de relatório, ao Ministério Público do Trabalho (MPT), os resultados das atividades realizadas dentro do projeto MPT na Escola, que tem por objetivo abordar o tema do trabalho infantil no ambiente escolar. O documento foi recebido, em janeiro, pelo procurador do Trabalho Ulisses Dias de Carvalho, que capacitou os gestores e educadores do município em agosto de 2014.

De acordo com o relatório, as escolas incentivaram a criação de cordéis, peças teatrais, paródias e músicas, que foram apresentadas pelas crianças na culminância do projeto em cada escola. Também foram produzidos pelos alunos vários painéis, expostos nas unidades escolares. Já os pais participaram de reuniões e palestras para discutir o assunto.

Na avaliação do procurador, as ações pedagógicas voltadas ao público infantil e infanto-juvenil são frentes importantes de enfrentamento do trabalho infantil. “É uma atuação que, ao lado da repressão, que fazemos nas fiscalizações e na atuação judicial, tenta fechar o cerco contra a prática, levando informação e consciência às pessoas, sobretudo porque é um assunto bastante naturalizado na sociedade”, disse Ulisses.

Em Petrolina, o trabalho infantil ainda pode ser visto sendo explorado na coleta e venda de materiais recicláveis, no frete em feiras e em lava-jatos.


Para uma das escolas envolvidas no projeto, a escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos, o MPT na Escola se destaca por “despertar nos alunos o senso crítico, o desejo de serem multiplicadores desta luta contra o trabalho infantil e mostrar que a educação é a responsável por dar às crianças um futuro melhor."

Nenhum comentário: