terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Prefeitura define plano de ações para o período de chuvas em Petrolina


Motivo de alegria do sertanejo, a chuva também traz preocupações para os petrolinenses. Quando chove, algumas comunidades, que nem sempre surgem de maneira ordenada, requerem atenção especial do poder público. Por isso, a Defesa Civil de Petrolina percorreu a cidade na manhã desta terça-feira (20) para diagnosticar pontos críticos por causa da chuva registrada na última madrugada. O prefeito Miguel Coelho acompanhou pessoalmente a iniciativa.

Lideradas pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Eduardo Carvalho, as equipes definiram as seguintes ações emergenciais que já estão sendo realizadas pela Defesa Civil e a secretaria executiva de Serviços Públicos: Através de uma parceria com a Compesa, será feita a sucção da água que está acumulada nas imediações da rua 56 do bairro João de Deus, zona norte da cidade, que não possui sistema de drenagem. Naquela região, o canal que corta os bairros Vale do Grande Rio e Pedro Raimundo será limpo enquanto são desobstruídas as galerias pluviais do pontilhão da Avenida dos Tropeiros a partir da retirada de baronesas, lixo e outros resíduos encontrados. Já no canal do Cacheado, além de limpeza e desobstrução da galeria pluvial com retroescavadeira e caçamba basculante, uma área onde o terreno cedeu, localizada atrás da AME do bairro, já foi interditada.

Já na zona oeste, o trabalho é de nivelamento das ruas 26 e 29 do bairro Jardim Petrópolis. O serviço vai contar com o auxílio de uma máquina motoniveladora e tem o objetivo de facilitar o escoamento das águas pluviais. É com essa proposta, também na zona oeste, que o canal dos bairros São Gonçalo e Cohab VI recebe atenção especial. Por lá será realizada a limpeza do entorno, utilizando 1 retroescavadeira hidráulica, 1 pá carregadeira e 2 caçambas basculantes. Além disso, com uma retroescavadeira, será realizada escavação na Avenida dos Tapuios para ampliar a interligação da rede pluvial existente com o canal do bairro. Outro local onde as equipes estão trabalhando é o canal.

EQUIPES DE PRONTIDÃO

Além das ações para diminuir os transtornos da chuva para os cidadãos, 40 profissionais estão de prontidão para atuar na resolução de possíveis problemas como podas de árvores que apresentem risco de queda, desobstrução de ruas e galerias pluviais. Além destes, todo o efetivo da Defesa Civil, que conta com a Guarda Municipal, está trabalhando para atender qualquer comunidade em caso de emergência. É extremamente importante a população se conscientize a não permanecer em áreas de risco. Nestes casos, deve-se procurar a Defesa Civil através do telefone (87) 98807-8640.

Nenhum comentário: