terça-feira, 3 de abril de 2018

Arcoverde recebeu ação gratuita de saúde bucal e capacitação para dentistas

Nos dias 02 e 03 de abril, a cidade de Arcoverde, no Sertão pernambucano, recebeu uma grandiosa ação de prevenção e tratamento da doença cárie. A iniciativa utilizou no público participante a Técnica de Restauração Atraumática ou ART, promovendo a remoção do tecido cariado dos dentes de crianças, sem o uso do famoso motorzinho do dentista. A técnica foi desenvolvida especialmente para escolas e creches.

A Capacitação de Saúde Bucal foi promovida pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Arcoverde, através da Coordenação de Saúde Bucal, em parceira com a Fundação Terra, Governo do Estado, Colgate - Um sorriso do tamanho do Brasil, e a empresa de materiais odontológicos SDI Brasil. Na programação, o Professor Doutor Júlio Bassi, da Universidade Metodista de São Paulo, esteve presente para capacitar os dentistas da rede municipal de saúde e coordenar os atendimentos aos alunos, durante a etapa prática do atendimento ao público.

No primeiro dia, o total de 22 dentistas receberam a capacitação teórica, para aplicarem nos alunos das escolas da área de abrangência de cada Unidade de Saúde do município. Já no segundo dia, foram contemplados pela programação da capacitação, os alunos da Escola Pequena Infância, localizada no distrito da Malhada 2, ligada à Fundação Terra. No local, cerca de 65 estudantes, na faixa etária de 6 aos 8 anos, teceram atendimento para tratamento com a técnica ART, com Ionômero de Vidro Riva Cure HV da SDI Brasil.

“Ao todo conseguimos tratar 79 elementos dentários que tinham doença cárie já instalada. Uma técnica atraumática, sem dor é muito efetiva no tratamento da cárie”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal de Arcoverde, Keyla Querino. “Os estudantes também receberam kits de higiene bucal da Colgate, dentro do projeto ‘Um Sorriso do Tamanho do Brasil’, uma doação do Governo do Estado de Pernambuco”, informou.

Fotos: Secretaria de Saúde de Arcoverde/divulgação 

Nenhum comentário: