terça-feira, 9 de abril de 2019

Assistência Social inicia em Arcoverde curso de informática para crianças dos 07 aos 11 anos

A Secretaria de Assistência Social de Arcoverde, através do Centro de Informática Popular, iniciou a primeira turma do Curso de Informática Kids, visando proporcionar atualização digital para crianças entre os 7 e 11 anos de idade. A iniciativa tem como base agregar novos conhecimentos, através de aulas dinâmicas e de materiais didáticos.

O curso é ministrado pela professora Edilene Lima e aborda como conteúdo os componentes do computador, utilização de programa para digitação, formatação de textos e edição de imagens e aspectos da navegação eficiente em rede.

“É uma realidade que inúmeras formas de tecnologia estão presentes na nossa sociedade contemporânea, assim os computadores podem também ser usados como um recurso na execução de tarefas como deveres de casa ou trabalhos de pesquisa já nos primeiros anos de ensino”, ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Padilha.

A primeira turma possui doze alunos e as aulas acontecem todas as quintas-feiras, das 14h às 15h, com uma duração de três meses. O Centro de Informática Popular funciona nas dependências da Biblioteca Pública Municipal, localizada na Av. Pedro II, no bairro Santa Luzia.

Fotos: SAS/divulgação

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Autismo: trabalho de inclusão escolar na Rede Municipal de Arcoverde é ressaltado em evento

A 1ª Formação em Transtorno de Espectro Autista (TEA), realizada na última terça-feira, 02 de abril, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, envolveu professores regentes, psicopedagogos, profissionais de apoio e especialistas em Atendimento Educacional Especializado (AEE), de Arcoverde.

Um dado chamou atenção quanto à inclusão de alunos com autismo e outros transtornos na Rede Municipal de Ensino da cidade. “Hoje, 202 alunos com as mais variadas dificuldades, estão matriculados em escolas municipais de Arcoverde. Destes, 47 são autistas”, destacou a secretaria de Educação e Esportes, Zulmira Cavalcanti, responsável pela atividade.

“É um dado animador. O número de alunos com necessidades especiais matriculados é expressivo. O trabalho de inclusão, ora em curso, vai além do enfoque pedagógico e hoje essa atuação é elogiada por entidades como a AACD e outras”, afirmou a coordenadora municipal de Educação Inclusiva, Gláucia Maria Lopes Gouveia.

Na formação, Gláucia passou orientações como a parceria com as famílias envolvidas, além de implicações do autismo no contexto escolar, as necessidades específicas de cada aluno-autista, as formas de avaliação, comportamentos versus conduta, suporte visual e como melhorar a interação social do autista, entre outros tópicos.

Fotos: Israel Leão 

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Prefeitura de Arcoverde emite nota de esclarecimento

Nota de Esclarecimento

 

A respeito de notícia veiculada em blogs de internet da região, a Prefeitura de Arcoverde esclarece à população que o processo da Justiça Federal, que cita supostos desvios de recursos e sequestro de bens dos acusados, não se refere à atual administração municipal. Todas as acusações contidas no processo referido tratam sobre fatos ocorridos entre os anos de 2008 e 2011, durante a administração do Ex-Prefeito Zeca Cavalcanti. Portanto, não há pontos nem acusações neste processo referentes à atual administração municipal da cidade de Arcoverde.

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Inscrições abertas para Oficina de Projetos para Popularização da Ciência, na Casa das Juventudes de Arcoverde

A Prefeitura de Arcoverde, através da Coordenadoria de Juventude, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal e o Conselho de Desenvolvimento Social e Científico, realiza nos dias 10 e 11 de abril, a Oficina de Projetos para Popularização da Ciência. A atividade é gratuita e acontece nos dois dias das 8h às 17h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, localizada na Av. Capitão Arlindo Pacheco, n° 72, no centro da cidade.

Sendo direcionada a professores, gestores e técnicos, a oficina possui a carga horária total de 40 horas, divididas em 16 horas para a realização de atividades presenciais e em 24 horas para produção à distância, via Google-Drive, consistindo na elaboração do plano de trabalho, elaboração de relatórios, e na leitura de textos e pesquisas.

Entre os conteúdos que serão abordados, estão tópicos como: A elaboração de projetos científicos e culturais para editais em órgãos de fomento; Ensino por investigação; Planejamento estratégico; Como fazer um projeto; O método investigativo em diversos ambientes com perguntas; Deduções; Hipóteses; Tipos de Editais; Tipos de Planejamento, e vários outros assuntos relacionados ao desenvolvimento de projetos no segmento. A atividade possui como responsáveis os professores Carlos Wagner Costa Araújo e Marcos Antonio Pinto Ribeiro.

As inscrições devem ser feitas presencialmente, na Casa das Juventudes de Arcoverde, que fica na Rua Manoel Soares de Melo, n° 164, no bairro do São Miguel. Para se inscrever, é necessário levar cópia dos documentos de RG e CPF. Estão disponíveis apenas 30 vagas para a oficina.

Arte: divulgação

Secretaria de Desenvolvimento Agrário e movimentos sociais discutem ações para o semiárido pernambucano

Em reunião realizada nesta terça-feira (2), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, suas vinculadas (IPA e Iterpe) e os movimentos sociais discutiram ações de apoio à agricultura familiar no semiárido pernambucano. Apresentadas pela rede Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE), as demandas têm como foco o fortalecimento do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), a formulação de uma Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural e a implantação da Política Estadual de Convivência com o Semiárido, além da criação de um Plano Estadual de Meio Ambiente e de uma Política Estadual de Combate à Desertificação – ações ligadas a outras áreas do Governo.

Segundo o secretário Dilson Peixoto, as demandas apresentadas pela ASA já estão no plano de trabalho da Secretaria. “Temos como principal missão o fortalecimento da agricultura familiar, mas não há como fazer isso sem passar pela assistência técnica e extensão rural”, afirmou. O secretário destacou ainda que, segundo dados do IBGE, cerca de 93% dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do País afirmam não ter acesso à assistência técnica. “Isso mostra o tamanho do desafio que temos pela frente”, reforçou.

Para o coordenador-executivo da ASA, Alexandre Pires, as principais demandas do semiárido pernambucano estão ligadas à adoção da tecnologia no meio rural, assistência técnica no campo e a formulação de leis e políticas públicas. “Precisamos incluir as medidas no PPA (Plano Plurianual 2020-2023) do Estado para conseguirmos avançar com as ações voltadas para o semiárido”, defendeu.

O secretário defendeu ainda uma maior aproximação da pasta com os movimentos sociais. “Se não tivermos uma parceria, não avançamos. Tudo depende da nossa capacidade de trabalhar juntos na formulação das políticas públicas”, destacou, lembrando a urgência no desenvolvimento das propostas para que ações possam ser avaliadas e incorporadas no PPA.

Além do secretário e do coordenador da ASA, estiveram presentes no encontro o secretário-executivo de Agricultura Familiar, Gleybson Neves; o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim; o coordenador jurídico do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Bartolomeu Vieira, e representantes da Fetape, Centro Sabiá, Diaconia e das ONGs Caatinga, Chapada, Serta, Casa da Mulher do Nordeste, Cáritas Pesqueira, Cáritas Nordeste II, Agroflor, Cedapp e Cecor.

Refis 2019 facilita em Arcoverde pagamento de IPTUs atrasados

O Programa de Recuperação Fiscal do Município de Arcoverde (Refis), recentemente aprovado pela Câmara de Vereadores da cidade, já se encontra em vigor no Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU 2019. Através dele, o contribuinte com débitos em edições anteriores da regularização, tem a oportunidade de ficar em dia com IPTUs vencidos até o dia 31 de dezembro de 2018.

De acordo com as condições oferecidas este ano, o Refis possibilita como benefícios fiscais o desconto de 90% sobre juros e multa, para pagamento à vista; desconto de 40% sobre juros e multa para pagamento parcelado; e parcelamento facilitado em até 36 parcelas fixas de débitos que o contribuinte inadimplente possua com a Fazenda Pública Municipal de Arcoverde.

Para casos de parcelamento da dívida, após o pagamento da 1ª parcela, o contribuinte já estará em situação fiscal regular. “Em um momento de crise que o país está atravessando, o Refis possibilita o pagamento de débitos antigos de IPTU no município, de maneira condizente com a que o contribuinte pode arcar”, destacou o secretário de Finanças de Arcoverde, Luciano Britto.

Nos casos de inadimplência, quem estiver com débitos anteriores já recebe junto com o carnê do IPTU 2019, um outro boleto referente às dividas. E para o contribuinte que não receber o carnê do IPTU até o próximo dia 30 de abril, é necessário emitir a segunda via na sede da DIRT, que fica localizada na Praça Winston Siqueira, nº 14 (antiga Praça Virgínia Guerra), no centro da cidade. O órgão municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (87) 3821-9051, ou ainda pelo e-mail: dirt@arcoverde.pe.gov.br .

O pagamento do IPTU 2019 pode ser realizado preferencialmente em casas lotéricas da cidade. A cota única inclui 15% de desconto do valor total, podendo ser paga pelo contribuinte até o próximo dia 05 de abril. Já quem optar pelo parcelamento em até três vez, a 1ª parcela vence também no dia 05 abril; já a 2ª parcela no dia 06 de maio; e a 3ª no dia 07 junho.

Arte: Robson Lima

segunda-feira, 1 de abril de 2019

IPTU 2019 já está disponível para contribuintes de Arcoverde

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Finanças e da Diretoria de Impostos e Finanças (DIRT), deu início à distribuição dos carnês do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU 2019. No cronograma da arrecadação, a cota única incluindo 15% de desconto do valor total, pode ser paga pelo contribuinte até o próximo dia 05 de abril.

Também é oferecida a opção de parcelamento do valor total em até três vez, vencendo a 1ª parcela no próximo dia 05 abril; já a 2ª parcela vence no dia 06 de maio; enquanto que a 3ª e última no dia 07 junho.

“Toda a arrecadação do IPTU consiste principalmente em ser revertida para obras e outros benefícios diretamente ligados à população, garantindo também que as finanças do município obtenham equilíbrio durante o ano vigente”, reforçou a prefeita Madalena Britto, sobre a importância dos cidadãos ficarem em dia com o pagamento do imposto.

Para quem tiver débitos anteriores, já recebem com o boleto de 2019 outro boleto referente a todos os débitos vencidos, constado a aplicação de desconto de 90% sobre juros e multa, entre outras normas para a quitação previamente estabelecida pelo Programa de Recuperação Fiscal do Município de Arcoverde – REFIS.

Caso o contribuinte não receba o carnê do IPTU 2019 até o próximo dia 30 de abril, é necessário emitir a segunda via na sede da DIRT, que fica localizada na Praça Winston Siqueira, nº 14 (antiga Praça Virgínia Guerra), no centro da cidade. O órgão municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (87) 3821-9051, ou ainda pelo e-mail: dirt@arcoverde.pe.gov.br .

Arte: Robson Lima

Secretaria de Educação de Arcoverde promove formação no Dia Internacional do Autismo

A Secretaria de Educação e Esportes da Prefeitura de Arcoverde promove nesta terça-feira, dia 02 de abril, o evento 1ª Formação em Transtorno de Espectro Autista (TEA), marcando a passagem do Dia Internacional do Autismo no município. A iniciativa, que é aberta ao público interessado, contará com profissionais de apoio, especialistas em Atendimento Educacional Especializado (AEE), psicopedagogos e professores com pós-graduação em Educação Inclusiva, e começa às 14 horas, no auditório da repartição pública, localizada na Av. Arlindo Pacheco de Albuquerque, ao lado da prefeitura local.

A formação terá como facilitadora a coordenadora municipal de Educação Inclusiva, Gláucia Maria Lopes Gouveia. Segundo a secretária de Educação e Esportes de Arcoverde, Zulmira Cavalcanti, “a formação busca endossar a necessidade de que os profissionais da Rede Municipal de Ensino sejam multiplicadores ativos de novas perspectivas no aprendizado e no dia a dia, dentro das salas de aula e no atendimento da Educação Especializada”, explicou.

Arcoverde atualmente possui em suas unidades da Rede Municipal de Ensino, 202 alunos, sendo destes 47 com espectro autista. Os demais possuem dificuldades ante a Paralisia Cerebral, Microcefalia, Síndrome de Down, Deficiência Intelectual, Problemas de Mobilidade, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Aspecto Bipolar (alternância entre euforia e perturbação de humor), Dislexia (transtorno de aprendizagem caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração) e Hiperatividade (estado excessivo de energia, que pode ser motora (física, muscular) ou mental (intenso fluxo de pensamentos), entre outros.

Todos os estudantes estão matriculados nas escolas escolhidas pelos pais. Os alunos tem aulas normais, com apoio da tecnologia assistiva e é comum também terem o reforço do ‘contra-turno’, quando retornam à escola, no período da tarde, para mais 50 minutos de aprendizado específico. 

Arte: divulgação