quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Armando: “O NE precisa de novos instrumentos para reduzir desigualdades”

Apesar do forte crescimento das economias de Pernambuco e do Nordeste, o senador eleito Armando Monteiro (PTB) avalia que a região poderia avançar ainda mais, principalmente na redução das desigualdades que a separam do Sul e do Sudeste do Brasil. Para isso, defende Monteiro, é preciso que o Nordeste conte com mais estímulos ao desenvolvimento.

“Quero usar o mandato de senador para retomar no Brasil um debate sobre o tema do desenvolvimento regional. O Nordeste brasileiro precisa de novos instrumentos para que possamos resolver os problemas regionais, que foram atenuados durante o governo do presidente Lula, mas nós precisamos andar mais depressa no sentido de diminuir essas diferenças”, explicou Armando, durante entrevista à rádio Talismã FM, de Salgueiro, Sertão Central de Pernambuco.

O fundamental, salienta Armando, é ter novas ferramentas para ampliar investimentos em educação e infraestrutura. “Temos que estabelecer meios para poder oferecer, sobretudo às populações do interior do Nordeste, maiores oportunidades, mais investimentos em infraestrutura física, mais oportunidades para a educação dos jovens, para formar o capital humano, que é o que faz a diferença no processo de desenvolvimento”, defende.

Armando apontou Salgueiro como exemplo de lugares do Nordeste onde há forte geração de emprego e que poderiam crescer mais, se dispusessem de meios para ampliar programas de qualificação profissional e os investimentos em infraestrutura. Salgueiro vive um boom de crescimento graças às obras da Ferrovia Transnordestina, da Transposição do Rio São Francisco e da implantação de um polo de logística para distribuição de mercadorias.

Para fortalecer regiões como a de Salgueiro, Armando Monteiro explicou que é fundamental investir em escolas profissionalizantes, como as que o governo de Pernambuco tem construído. O próprio Armando, inclusive, se associou à deputada Ana Arraes (PSB) e Inocêncio Oliveira (PR) para destinar, conjuntamente, uma emenda da bancada de Pernambuco, no valor de R$ 100 milhões, para o programa de implantação de novas escolas técnicas no Estado.

Nenhum comentário: