segunda-feira, 29 de novembro de 2010

“Governo Lula tem compromisso com a educação profissional”‏

O deputado federal e senador eleito Armando Monteiro (PTB) elogiou nesta segunda-feira (29) a gestão do Governo Lula na área de educação profissional. Em solenidade oficial em Brasília, o presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad, entregaram, hoje, 30 escolas federais de educação profissional e 25 campi de 15 universidades federais. Pernambuco foi beneficiado com 01 escola em Afogados da Ingazeira, 01 em Ouricuri, e com o Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco, em Vitória de Santo Antão.

Para Armando, que presidiu o SENAI Nacional, a ampliação do número de escolas técnicas revela o compromisso do Governo Lula com a educação profissional. “Lula conhece bem a importância de um investimento nessa área, até pela própria experiência pessoal. Essa é uma marca importante do governo, além da ampliação das universidades que ele promoveu no Brasil. É um governo que revelou verdadeiramente um compromisso com a educação”, afirma.

Desde 2005, foram criadas 202 escolas federais de educação profissional. Hoje, o país possui 342. Também foram criados 126 campi e unidades universitárias, que passaram de 148, em 2002, para 274, este ano. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o número de matrículas em instituições de ensino técnico aumentou 148% de 2003 a 2010, saindo dos 140 mil estudantes para 348 mil.

Ainda segundo Armando, a decisão do governo Lula de levar instituições de ensino superior e técnico para o interior abre oportunidades aos jovens, que não precisam migrar de suas cidades para ter acesso ao conhecimento e à profissionalização. “É importante, sobretudo, considerar a presença desse investimento em regiões mais interiorizadas, no Sertão do Pajeú, no Sertão do Araripe, por exemplo, fazendo a mais importante das transposições, que é a transposição do conhecimento. Essas escolas levam informação e formação aos jovens do interior, para que eles possam contribuir para o desenvolvimento de suas regiões”, comemora.

Nenhum comentário: