sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ITERPE avança com desapropriações para construção de novas barragens

Com o objetivo de acelerar as obras nas barragens de Panelas ll e Gatos, o Governo de Pernambuco concluiu a desapropriação de mais seis imóveis rurais na região. As negociações aconteceram na manhã desta sexta (13), no escritório montado pelo Governo no distrito de Chã de Panelas, em Cupira.

A negociação com os agricultores foi realizada pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária – Iterpe, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária. Ao todo, já foram desapropriados 72 de um total de 161 imóveis rurais na área das duas barragens, o que representa 45% das propriedades a serem atingidas.

O agricultor Lucas Pereira da Silva, de 75 anos, estava apreensivo com os boatos que ouvia. “O povo falava que ninguém ia ser indenizado, que o governo ia botar as máquinas pra trabalhar e tirar todo mundo. Mas eu sempre confiei que as coisas dariam certo,” Afirmou o agricultor, que criou os sete filhos nos cinco hectares que possuía, agora negociados com o Governo de Pernambuco. A filha dele, Cícera Helena da Conceição, de 38 anos, informou que o desejo da família é comprar uma casa em Cupira para que o pai possa, enfim, descansar. “Ele já está aposentado, com a idade avançada, não agüenta mais o repuxo do trabalho na roça,” finalizou.

Para o Presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, que intermediou a negociação, a desapropriação tem avançado em decorrência da justa avaliação das propriedades rurais feitas pelos técnicos do Governo de Pernambuco. “Em pouco mais de três meses de trabalho duro, de muita conversa, olho no olho, estamos perto de concluir a desapropriação de metade de toda a área a ser inundada,” avaliou Getúlio. As negociações desta sexta representam um montante de R$ 569 mil em indenizações.

Nenhum comentário: