sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Secretário Ranilson Ramos assina ordem de serviço para construção de passagem molhada em Mirandiba

5 mil pessoas serão beneficiadas com a obra 

Quase 500 pessoas compareceram à praça de Tupanaci, distrito de Mirandiba, ontem (05) para a assinatura da ordem de serviço pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos,  no valor de R$ 479 mil, para construção de uma passagem molhada. A obra vai evitar o isolamento daquela comundidade do Sertão no período de inverno. A previsão é que dentro de 90 dias a construção esteja concluída, beneficiando 5 mil pessoas que vivem em Tupanaci, em Mirandiba e em Serrinha, distrito de Serra Talhada.

O secretário Ranilson Ramos também informou que um aditivo ao projeto da passagem molhada vai incluir toda a iluminação do acesso que terá 190 metros de comprimento. Ele anunciou ainda que ao voltar para inaugurar a passagem molhada assinará outra ordem de serviço para a implantação de sistema de abastecimento d'água para aquela comunidade. O estudo e orçamento será executado pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Ranilson também lembrou que a obra começou a ser idealizada pelo Ex-Bispo de Caruaru, Don Augusto Carvalho, que era natural de Serra Talhada. "Hoje estamos aqui para concretizar esse sonho de Don Augusto e da comunidade", disse, afirmando que agora crianças e jovens de Tupanaci não terão aulas interrompidas por isolamento no inverno, produtores não terão mais problemas para escoar a produção e pessoas que precisam de atendimento médico não terão dificuldade para serem transportadas. "Isso é o mínimo que podemos fazer pela população do meio rural, garantindo o direito de ir e vir dessas pessoas", acrescentou.

O prefeito Bartolomeu Carvalho disse que a obra é a mais importante já realizada para os moradores de Tupanaci. O agropecuarista João alves de Carvalho, nascido no distrito, salientou que todos os moradores esperavam essa obra há muito tempo. "É um sonho que Don Augusto morreu e não viu ser realizado, mas estaria feliz se estivesse aqui", destacou. "Quando o Rio Pajeú enche e inunda o acesso,  ninguém consegue passar a não ser de canoa ", concluiu.

A obra será executada sobre o Rio Pajeú, na divisa dos municípios de Mirandiba e Serra Talhada, garantindo a trafegabilidade dos moradores de Tupanaci, de Serrinha e de outras comunidades vizinhas.  No inverno, a população de Tupanaci fica isolada do município de Mirandiba, pois o acesso de 30 quilômetros, cortado por vários córregos, impedem a passagem de veículos e o transporte de mercadorias. No sentido Serra Talhada, o impedimento se dá pela elevação das águas do Rio Pajeú. A passagem molhada terá 190 metros de Comprimento, 6,10 de largura, altura máxima de elevação de 1,70 e 1m de fundação.

Passagens - Antes de assinar a ordem de serviço em tupanaci, o secretário Ranilson Ramos realizou vistoria nas obras das passagens molhadas da comunidade de Caiçarinha da Penha, em Serra Talhada. De acordo com o diretor de Recursos Hídricos do IPA, José Assis, 80% da obra foi concluída e a inauguração deverá acontecer no mês de fevereiro. Lá, 6 mil pessoas serão beneficiadas com duas passagens molhadas e calçamento, cujo investimento é da ordem de R$ 452, 4 mil.

Nenhum comentário: