terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Produção industrial cresceu em Pernambuco

A produção industrial de Pernambuco cresceu 1,9% em novembro do ano passado, na comparação com o mesmo mês de 2010, segundo a Pesquisa Industrial Mensal divulgada hoje (10/01) pelo IBGE. O resultado é superior às médias nacional e da Região Nordeste, que apresentaram, respectivamente, redução de 2,5% e 2,6% na mesma base de comparação.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Geraldo Júlio, os números refletem o bom momento vivido pela economia de Pernambuco, que vem registrando crescimento acima das médias nacional e regional. “Devemos fechar o ano de 2011 com um crescimento superior a 5%, dois pontos percentuais acima da média do País”, avalia o secretário. Para os próximos anos, a expectativa é que o desempenho do Estado continue num patamar superior ao apresentado pelo País em virtude dos investimentos realizados pelo governo e pela iniciativa privada.

Os setores que mais influenciaram o resultado obtido por Pernambuco foram: celulose e papel (25,1%), produtos de metal (20,3%), produtos químicos (9,2%) e de metalurgia básica (2,7%). O IBGE aponta forte influência da construção civil, que demandou uma produção maior de tintas e vernizes, e de embalagens, que reflete o próprio dinamismo da economia.

Ainda segundo o levantamento realizado pelo IBGE, no resultado acumulado entre os meses de janeiro e novembro do ano passado se destacaram a indústria de minerais não metálicos, com crescimento de 3,8%, e de calçados e artigos de couro, que apresentou uma alta de 15% na produção.

Nenhum comentário: