sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

87 candidatos farão prova oral para concurso de tradutor

Serão realizadas, no próximo dia 22 de janeiro, as provas orais do processo seletivo para o cargo de Tradutor Juramentado da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe). Nesta segunda etapa do concurso, 87 candidatos estão concorrendo às vagas. As provas acontecerão no bloco G da Universidade Católica de Pernambuco, às 8h.
         Foram selecionados seis candidatos para a língua alemã, nove para a espanhola, 16 para a francesa, 40 para a língua inglesa, 13 para a italiana, duas para a japonesa e uma para o mandarim. Respectivamente, a quantidade de vagas oferecidas é 10, 20, 6, 20, 10, 6 e 4. Mais informações estão disponíveis no edital do concurso, no site do Instituto Cidades.
Os tradutores juramentados são profissionais habilitados por meio de concurso para traduzir documentos empresariais, judiciais ou pessoais que necessitem de fé pública, tais como contratos, certidões, diplomas e sentenças. Os aprovados no concurso são registrados na Junta, porém não são funcionários públicos. São denominados profissionais com autorização para prestar o serviço de tradução, cobrando preços tabelados oficialmente e sem garantia de clientela.
O último concurso para seleção de tradutores foi realizado em 1980. Devido ao significativo desenvolvimento que Pernambuco vem experimentando nos últimos cinco anos, a demanda por esse tipo de serviço tem crescido muito, principalmente por parte das empresas de outros países que estão se instalando no Estado. Com a realização do concurso, essa carência será suprida, afirma.

Nenhum comentário: