sexta-feira, 31 de maio de 2013

Centro de Oncologia de Arcoverde pode fechar as portas

Inaugurado no último dia oito de março, o centro de oncologia do Hospital Memorial Arcoverde ainda aguarda credenciamento por parte do Governo do Estado, um processo que se arrasta com promessas constantes de solução e que, até agora, não saiu exibiu progresso. O pior: com a indecisão do governo estadual, a direção do hospital já coloca em pauta a possibilidade de fechar o centro e utilizar o espaço para outra finalidade, medida que prejudicaria centenas de pacientes de toda a região do Sertão do Moxotó.

Enquanto o Governo do Estado não credencia o espaço, pacientes que precisam de quimioterapia e radioterapia hoje têm que se deslocar até a capital pernambucana. Muitos desses pacientes pegam os ônibus que vão ao Recife por volta da meia-noite, chegam ao local no início da manhã para fazer o tratamento e retornam somente no final da tarde, chegando a Arcoverde por volta das 22h.

Construído numa área de 593 m², com um investimento de R$ 1,8 milhão, o centro de oncologia possui capacidade para atender a população de 17 municípios dos sertões do Moxotó, Pajeú e Ipanema, indo de Pesqueira a Serra Talhada.

O diretor do Hospital Memorial Arcoverde, Dr. Joaquim Lucena, disse que não aguenta mais esperar a decisão da Secretaria de Saúde do Estado, uma vez que, segundo ele, já teria entregado toda documentação exigida e, ainda assim, vê perdurar o impasse. 

Joaquim afirmou ainda que, caso o Governo de Pernambuco não tome uma posição definitiva nos próximos 30 dias, a direção do hospital deverá promover uma adaptação da estrutura montada para o serviço de oncologia, extinguindo o serviço e optando por outra especialidade no mesmo local. (Blog do Magno)

Nenhum comentário: