segunda-feira, 20 de maio de 2013

Educação: Prefeita readequa metas de governo baseadas em indicadores de desempenho dos primeiros meses de gestão


A prefeita Madalena Britto reuniu secretários, durante esse mês maio, para avaliação dos primeiros meses da gestão municipal, verificando a compatibilidade do Programa de Governo e adequação para a realidade da gestão. 

 “Essa metodologia empregada em Arcoverde é pioneira entre cidades de médio porte no Nordeste”, declarou o sociólogo e coordenador da assessoria José Arlindo Soares, que orientou o monitoramento, o qual permitiu não apenas, acompanhar as ações realizadas, mas definir metas e indicadores de qualidade para o período.

Como carro chefe do governo, a educação do município responde pelo Ensino Infantil, Pré- escola e pelo Fundamental I, que representa um total de 6100 alunos e 33 unidades de ensino.

Entre as metas qualitativas, está garantir até o final da gestão, que todo aluno da rede municipal seja alfabetizado até os sete anos de idade (meta nacional é de oito anos); garantir um processo de formação continuada para os docentes e uma prova de avaliação, a cada semestre para todos os alunos da rede; 

Garantir também, até 2016, que o Ciclo do Ensino Fundamental da rede municipal alcance a media 6.0 no IDEB, o que significa um salto de quase 100% da média atual e colocar Arcoverde dentro do padrão nacional de avaliação; 

Dobrar os atendimentos em creches de crianças de 0 a 3 anos, o que significa passar atuais matrículas de 600 alunos, entre rede municipal e filantrópica de creches, para 1500 crianças e dessa maneira, ultrapassar o padrão nacional de atendimento em creche, que está em 20% da clientela.

Para isso, já está em processo licitatório e em construção duas novas creches e duas novas escolas, com data de conclusão da primeira creche para agosto de 2013 e das outras unidades num prazo de 12 meses. 

Monitoramento - Dividido em câmaras temáticas: desenvolvimento social (saúde, educação, ação social e Aesa); Infraestrutura e Desenvolvimento (Projetos Especiais, Serviços Públicos, Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura, Cultura e Arcotrans) e Gestão e Prioridades estratégicas (Finanças, Controladoria e Governo e Articulação), o monitoramento contou com a presença da prefeita, assim como, dos secretários e os técnicos responsáveis pelos programas.

De acordo, com José Arlindo Soares, a previsão é que esses encontros se repitam a cada trimestre e assim,  realizar o acompanhamento adequado e possíveis ajustes , caso seja necessário. (Arcoverde de todos)

Nenhum comentário: