quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Apicultores recebem capacitação para fortalecer produtividade em Minas Gerais

Uma das principais atividades econômicas em curso no semiárido mineiro, a apicultura, acaba de ganhar reforço. A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR-MI) destinou cerca de R$ 500 mil para novas ações de estruturação da Rota do Mel em Minas Gerais. Mais de 300 apicultores de Montes Claros e região receberam capacitação e uma moderna unidade de beneficiamento e envasamento de mel foi inaugurada no município de Porteirinha.

De acordo com o coordenador geral de Programas Sub-regionais da SDR, Marcos Sant’Ana, o objetivo da ação é fortalecer a produtividade e promover a inclusão socioeconômica das regiões aos mercados nacionais e internacionais de produção, consumo e investimento.
“A apicultura tem sido considerada uma das grandes opções para a agricultura familiar, sobretudo pelo número de atividades interligadas a produção de mel. Identificamos diversos produtores que têm se dedicado exclusivamente a esta atividade. Alguns inclusive atuando não só no manejo do mel, mas se especializando na confecção de caixas ou na criação de abelhas rainhas. Isto mostra o potencial da cadeia para promover inclusão e desenvolvimento”, garante Sant’Ana.

A unidade de comercialização de mel instalada em Porteirinha deve produzir 80 toneladas de produto por ano. Mais de 50 famílias de produtores rurais devem ser beneficiadas. “Esta é a nona Casa do Mel instalada em Minas. Com a capacitação a produção é fortalecida, dando condições aos profissionais do setor para ampliar a atuação no mercado”, garante o coordenador.

Somadas as capacidades produtivas das Casas de Mel instaladas no semiárido mineiro, como parte do projeto de estruturação da Rota do Mel, totalizam mais de 900 mil toneladas de produto por ano. Cerca de 800 famílias são beneficiadas pelo projeto.

Rotas da Integração Nacional

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR-MI) a Rota do Mel faz parte do projeto Rotas da Integração Nacional. O programa contempla seis eixos produtivos, como fruticultura, economia criativa, cordeiro, peixe, mandioca e mel - além das centrais de comercialização de produtos oriundos das respectivas cadeias produtivas -, contribuindo para a consolidação das redes de Arranjos Produtivos Locais (APLs). O programa é um dos principais instrumentos de implementação da Politica Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). 

Nenhum comentário: