quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Governo de Pernambuco inaugura novo ciclo para o transporte público na Região Metropolitana do Recife‏

Com a formalização dos contratos das empresas que vão operar as linhas de ônibus que circulam pelos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste, o governador Eduardo Campos estabeleceu, nesta quarta-feira (27/11), a normatização do segmento, que sempre funcionou por meio de permissão. Os contratos têm validade de 15 anos e podem ser renovados por mais cinco. Em solenidade realizada na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco, o governador assinou os contratos de concessão dos lotes 1 e 2 do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana (STPP/RMR)Eduardo classificou o ato "como um novo ciclo para o transporte público de Pernambuco".

Durante a cerimônia de assinatura dos contratos, o governador também autorizou a licitação para as demais linhas que compõem o STPP/RMR. "Vamos ter um sistema para medir a qualidade desse serviço e vai valer a opinião do usuário", adiantou o governador.  "Com esse modelo, as empresas vão ter obrigações que dialogam diretamente com melhorias para o trabalhador, pois toda a frota será modernizada. Além disso, teremos benefícios para os usuários, que vão poder desfrutar de um transporte confortável", completou Eduardo, ressaltando que os veículos devem ter arcondicionado e poluir menos o meio ambiente.

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, afirmou que a normatização do setor representa "um marco para o transporte público". Cabral ressaltou que a atual gestão está indo "além das obras de concreto" quando garante mais segurança para os empresários e amplia a participação do povo no processo. "A existência de um contrato oficial é um avanço na relação das empresas com o Governo do Estado, e quem ganha com isso é o povo", enfatizou o presidente das Empresas de Transporte Integrado (Urbana-PE), Luiz Fernando Bandeira.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, comemorou a consolidação do projeto e revelou que, a partir do próximo mês, a Cidade do Recife terá novas faixas exclusivas para ônibus. "A prefeitura já desenvolve ações de mobilidade que dialogam com o planejamento do Governo do Estado", disse o gestor.

LOTES - O contrato com as empresas vencedoras do processo licitatório dos dois primeiros lotes - mais especificamente, dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste - representa R$ 4,5 bilhões. Esses corredores compreendem uma frota de 721 veículos, dos quais 170 são do modelo BRT (Bus Rapid Transit), 39 são articulados e outros 503 são convencionais. Juntos, eles são responsáveis por 111 linhas e pelo transporte de mais 700 mil passageiros.

Já os demais lotes (3, 4, 5, 6 e 7), que terão os contratos formalizados em março do próximo ano e o início da operação em junho, representam um custo de R$ 10,5 bilhões. São 269 linhas, que representam uma frota de 1.892 veículos, dos quais são 1.338 convencionais e 554 articulados e "padron" (ônibus com motor traseiro, automático e com arcondicionado). Por esses corredores, circulam mais de 1 milhão de usuários.

Nenhum comentário: