sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Projeto de Integração do São Francisco: número de trabalhadores contratados aumentou mais de 90% em um ano

Este mês, o Ministério da Integração Nacional registrou aumento de 94% no efetivo de mão de obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco, quando comparado ao mesmo período de 2012. Atualmente, 7.439 trabalhadores estão contratados para atuarem no empreendimento. A expectativa é de gerar novos postos de trabalho nos próximos meses.
 Com a conclusão das contratações remanescentes do Projeto de Integração do Rio São Francisco, o ministério tem reforçado o ritmo das obras. Somente em 2013, mais de 3.000 novas pessoas foram admitidas.
 O Projeto São Francisco dispõe de 113 frentes de serviço em atividade, ao longo dos mais de 470 km de extensão dos Eixos Leste e Norte. Com mais de duas mil máquinas em funcionamento, o São Francisco possui ainda quatro trechos que operam 24 horas por dia, nos municípios de Salgueiro (PE), Cabrobó (PE), Jati (CE) e São José de Piranhas (PB).
Andamento das obras – O monitoramento do Projeto de Integração do Rio São Francisco está dividido em seis metas de execução (Metas 1N, 2N, 3N, 1L, 2L e 3L) e todas estão em atividade. As etapas são compostas pelos antigos 16 lotes de obras. Os dois canais de aproximação do Eixo Norte e Leste, executados pelo Exército Brasileiro, já estão concluídos.
As obras do Projeto São Francisco passam pelos municípios pernambucanos de Cabrobó, Terra Nova, Salgueiro, Verdejante, Floresta, Custódia, Betânia, Sertânia. No Ceará, o empreendimento atravessa Penaforte, Jati, Brejo Santo e Mauriti. No estado da Paraíba, o São Francisco cruza os municípios de Monteiro, São José de Piranhas e Cajazeiras.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a mais importante iniciativa da Política Nacional de Recursos Hídricos e também a maior obra de oferta de água do país. O objetivo principal do São Francisco é garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios no Nordeste setentrional.
Ministro vistoria trechos do Projeto - O ministro da Integração Nacional vistoria hoje (22), no município de Mauriti, no Ceará, as obras da Meta 3 Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Atualmente, 180 trabalhadores estão contratados para executarem os serviços entre Mauriti (CE) e São José de Piranhas (PB) – antigos lotes 6 e 7.
Ontem, Teixeira visitou a estação de bombeamento EBV-1, em Floresta.  A estrutura já registra mais de 93% de execução de obras civis. A etapa, chamada de Meta 1 Leste e 2 Leste, possui 450 trabalhadores que atuam nos trechos que passam pelos municípios pernambucanos de Floresta e Betânia.  São mais de 100 máquinas em operação.

Nenhum comentário: