segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Novo ambulatório aumenta em 70% a capacidade de atendimento no Hospital Barão de Lucena‏

O governador Eduardo Campos entregou, nesta segunda-feira (25/11), o novo ambulatório do Hospital Barão de Lucena (HBL), no bairro de Iputinga, no Recife. A intervenção faz parte do conjunto de obras de melhoria da unidade, que vem sendo realizado desde 2009. Todo o projeto está orçado em mais de R$ 36 milhões, sendo que já foram entregues as reformas da UTI adulto, do bloco cirúrgico, das enfermarias de pediatria e de obstetrícia, além do laboratório de anatomia patológica e da UTI Neo Externa.

"Esta é mais uma etapa do Plano Diretor de Obras do HBL. Até março de 2014, será entregue a nova emergência, para que a gente possa, desta forma, entrar na reforma do prédio antigo. Porque o nosso objetivo com toda essa reforma é acolher e cuidar melhor da população que aqui chega, humanizando a área de saúde, que é o grande desafio do SUS hoje", garantiu Eduardo, lembrando que o Barão de Lucena é hoje considerado a principal referência em atendimento materno-infantil do Estado.

O novo ambulatório vai ampliar em 70% a capacidade de atendimento do HBL. A estrutura foi construída na externa do hospital, numa área de 670 metros, e possui 27 consultórios (sete a mais que o anterior), cinco salas de coleta, um auditório com 42 lugares, área de aleitamento materno com três poltronas, além de três salas de espera modernizadas, serviço de ostomizados, fraldário, lanchonete e copa. O investimento foi de mais de R$ 4 milhões, incluindo obra, mobiliário e equipamento.
 
"O novo serviço vai ampliar em aproximadamente 70% a capacidade de atendimento do ambulatório, passando das atuais 15 mil consultas/mês para 25 mil atendimentos mensais, além de dar uma estrutura maior e mais moderna que a do prédio atual", informou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira. Na ocasião, ainda foi entregue o primeiro vestiário do hospital. "Teremos também melhorias nas condições de trabalho para os profissionais que aqui atuam, que antes não possuíam um lugar adequado para se trocar e repor as energias para iniciar, muitas vezes, a sua segunda e prolongada jornada de trabalho do dia", considerou a diretora do HBL, Carla Araújo.

OBRAS - Já no primeiro semestre de 2014, o Plano Diretor de Obras do Hospital Barão de Lucena prevê a entrega das novas emergências obstétricas e pediátricas, que contarão com 60 leitos de observação, e da Casa de Maria, serviço que abriga as mães de bebês ainda internados na unidade.

Além disso, o projeto contempla a reforma de todo o espaço físico do hospital e a construção de novas áreas, como as novas emergências pediátrica e obstétrica e a ampliação das enfermarias.

Nenhum comentário: