terça-feira, 19 de novembro de 2013

Secretaria de Agricultura distribui filhotes de peixes na 72° Exposição de Animais e Produtos Derivados

Tilápia, Tambaqui e carpa prateada. Essas foram as espécies de alevinos distribuídas à pescadores artesanais de 12 municípios do Agreste e Zona da Mata, na manhã desta terça-feira (19), no estande da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária - SARA, na 72° Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, que acontece no Parque de Exposições Professor Antônio Coelho, no bairro do Cordeiro. Os 66 mil filhotes de peixes foram entregues pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos e pelo secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio.
 De acordo com Aldo Santos, a iniciativa visa incentivar a atividade e repovoar os mananciais de Pernambuco, garantindo a manutenção e o aumento dos estoques pesqueiros. “O objetivo é assegurar a oferta de peixes o ano todo, gerando fonte de renda e segurança alimentar e nutricional para as famílias que vivem da pesca artesanal”, informou Santos.
 Na oportunidade, a equipe da unidade de piscicultura e aquicultura da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar – SEAF, deu instruções aos beneficiados sobre a forma correta de inserir os peixes nos corpos hídricos. “Nessas ocasiões procuramos conversar com os pescadores e informá-los da melhor forma de introduzir esses animais nos açudes para garantir que sobrevivam e futuramente sirvam de alimento”, explicou o secretário executivo, José Cláudio.
 A distribuição de alevinos é uma ação da SARA, por meio do Programa Pescado para Todos da SEAF. Na sexta-feira (22), no estande da SARA, será realizado uma nova entrega de filhotes de peixes a pescadores artesanais e a representantes e associados de colônia de pescadores de Pernambuco.

Nenhum comentário: