terça-feira, 26 de novembro de 2013

Governador inaugura instituto para ensino do mandarim e anuncia chegada no consulado chinês no Recife‏

Com objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento de Pernambuco com a China, o governador Eduardo Campos consolidou, nesta terça-feira (26/11), uma parceria com o gigante asiático. Trata-se da instalação de um instituto para o ensino do mandarim (chinês). Além disseminar a cultura asiática para os brasileiros, o Instituto Confúcio terá cursos de português para chineses. Durante a solenidade, que aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE), o governador também anunciou que Pernambuco terá um consulado da China, o terceiro do País.

"Esse é um dia muito importante, pois o nosso maior parceiro comercial, a China, anuncia a instalação de um consulado no Recife, o primeiro consulado fora do eixo Rio-São Paulo. Além disso, temos a chegada do Instituto Confúcio para o ensino na língua chinesa, que será o sexto do Brasil. Isso vai aproximar ainda mais os dois países, cuja relação, nos últimos anos, vem crescendo. Uma decisão que vai intensificar a aproximação cultural e econômica", garantiu o Eduardo.

O reitor da UPE, Carlos Calado, explicou que, de imediato, o Instituto Confúcio funcionará no prédio da reitoria, mas lembrou que o Governo do Estado desapropriou um imóvel para a sede definitiva. Calado garantiu que os professores já estão habilitados e apenas aguardam a formatação do cronograma. "Essa parceria significa uma peça de uma engrenagem maior. Com o instituto, nós vamos ter UPE e na Universidade de Finanças e Economia de Pequim (CUFE) uma parceria que vai permitir três ações: o estudo das línguas, o intercâmbio cultural e o comercial", resumiu o reitor, explicando que as vagas serão preenchidas por meio de um processo seletivo, como já acontece na instituição.
 
Wang Guan Goian, reitor da CUFE, disse que os 430 institutos distribuídos pelo Mundo realizam um papel estratégico, pois possibilitam um maior entendimento sobre a cultura milenar da China. "Temos fé e esperança que esse instituto instalado aqui será uma ponte entre Pernambuco e a China", disse o reitor. O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, enfatizou que as relações de seu país com o Brasil, com apenas quatro décadas, precisam ser exploradas. "Nós implantamos o primeiro instituto em 2008, em Brasília. Hoje, o Brasil conta com seis e na próxima semana estamos inaugurando mais um, em Minas Gerais", revelou o embaixador.

O governador disse que é "animador ver o interesse da China no Estado". e garantiu que tem a intenção de ampliar a participação da cultura chinesa em Pernambuco. "Em breve, podemos ter o mandarim nas escolas e universidades públicas. Além disso, seria importante realizar intercâmbios entre estudantes dos dois países", completou Eduardo, lembrando que o inglês e o espanhol também encontraram dificuldades para serem consolidados, mas que com o passar do tempo os idiomas encontraram espaço dentro da estrutura pública. 

Nenhum comentário: