sexta-feira, 8 de novembro de 2013

MPT realiza ato contra assédio moral


Setor bancário é o foco da ação 

Uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) revela que um bancário tenta suicídio pelo menos uma vez por dia. A cada 20 dias, um deles se mata. Segundo dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), o assédio moral atinge 66% dos bancários de todo o país. O levantamento ouviu 27,6 mil trabalhadores. Diante da situação, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promove ato público contra o assédio moral no setor nesta quarta-feira (13), a partir das 9h, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), parceiro na iniciativa. 

A ação é promovida pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT que, na ocasião, fará o lançamento da cartilha “Assédio moral em estabelecimentos bancários”. A publicação divulga conceitos e exemplos que buscam esclarecer aos bancários e à sociedade em geral sobre as questões relacionadas ao assédio moral no meio ambiente de trabalho.  

Participam como palestrantes no evento Fábio André de Farias (desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região), Fátima Lucena (professora da Universidade Federal de Pernambuco), Felícia Mendonça (auditora fiscal do Trabalho), Jaqueline Maria Fonseca Mello (presidente do Sindicato dos Bancários) e Melícia Carvalho Mesel (procuradora do Trabalho).

O evento é aberto ao público. Quem quiser antecipar a inscrição, que também poderá ser feita no dia, antes do começo do ato, pode fazê-la pelowww.prt6.mpt.gov.br

Programação
A semana de combate ao assédio moral tem início antes do dia 13. A abertura será na segunda-feira (11) com atividade interna. Abraçada pelo MPT Integração, às 11h15, na sala de audiência, será exibido vídeo, seguido de bate-papo, com os estagiários, procuradores, servidores e terceirizados.

No dia 12, o MPT vai ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT6) participar da sessão do pleno. Na ocasião, a procuradora do Trabalho Lorena Bravo falará sobre a semana do MPT, bem como apresentará aos desembargadores a cartilha “Assédio moral em estabelecimentos bancários”. 

Nenhum comentário: