quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Firjan comprova melhora de desenvolvimento humano em Arcoverde


O município de Arcoverde deu um salto de 273 posições no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), medido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Entre 2005 e 2006, a cidade saiu da 29° posição para a 22ª dentro do Estado e agora figura como 2650° lugar no ranking nacional.
Na análise da Firjan, esse ganho indica uma tendência à redução da desigualdade de desenvolvimento entre as cidades. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo, “os números comprovam que a partir de 2005 o desenvolvimento de Arcoverde ganhou um novo impulso com a gestão do prefeito Zeca Cavalcanti (PTB)”. Eleito em 2005 para o primeiro mandado, o prefeito reelegeu-se em 2008 com mais de 75% dos votos válidos.

Uma das vantagens do IFDM, diz o prefeito Zeca Cavalcanti, é permitir a orientação de ações públicas e o acompanhamento de seus impactos sobre o desenvolvimento dos municípios. “Estamos investindo em áreas que consideradas prioritárias para as pessoas do município, como saúde e educação”, afirma.

O IFDM considera, com igual ponderação, as três principais áreas de desenvolvimento humano: “emprego e renda”, “educação” e “saúde”.

Nenhum comentário: