sábado, 12 de setembro de 2009

Breve comentário sobre a PEC dos Vereadores

Vou tentar dizer em poucas palavras o que acho sobre a tão famosa PEC dos Vereadores que vem sendo tão falada a semanas. Eu seria a favor da PEC se no nosso sistema eleitoral fosse obedecido o conceito real de Democracia, ao meu ver democracia é, em um rápido comentário, a vontade da maioria, ou seja, o governo da maioria, então como vamos falar em democracia se em nosso sistema eleitoral algumas pessoas são eleitas com um número abaixo de votos e outras que tem mais votos ficam de fora, isso é democracia? é a vontade da maioria? Fica claro que não!
Eu vou citar um exemplo qualquer pra demostrar o que quis dizer, um Vereador é eleito com 700 votos, é o chamado eleito com as sobras, e outro vereador não é eleito, mas obtém 900 votos. Isso é democracia? esse vereador que foi eleito está legitimado pela vontade do povo pra ser vereador? Ao meu ver não está.
Se por algum acaso depois de tramitado em todas as esferas políticas e jurídicas a PEC realmente vingar para essa legislatura de 2009 à 2012 em algumas cidades vereadores com pouco mais de 100 votos vão ser empossado, enquanto suplentes com votações expressivas de 900, 1000 votos ficará de fora, onde está a vontade da maioria, a democracia? É por essas e outras que hoje, por causa do sistema, sou contra a aprovação da tão famosa PEC dos Vereadores. (Túllyo Cavalcanti)

Nenhum comentário: