segunda-feira, 13 de junho de 2016

Boa Visão capacita triadores indígenas em Arcoverde‏

Objetivo é capacitar profissionais para avaliar estudantes de escolas indígenas

Desde que foi lançado, em 2012, o Programa Boa Visão já realizou mais de 78,9 mil consultas voltadas para beneficiar estudantes e profissionais de escolas públicas estaduais. A partir desta segunda-feira (13/06), o Boa Visão passa a capacitar triadores indígenas de seis municípios do Sertão do Moxotó, que serão responsáveis por realizar a triagem de acuidade visual em 52 escolas estaduais indígenas. A capacitação será realizada na sede da Gerência Regional de Educação de Arcoverde, às 9h.

Durante a capacitação, que terá aulas teóricas e práticas, os profissionais serão apresentados ao Programa e conhecerão os pontos fundamentais da saúde ocular. “Todo o trabalho será focado na realização da triagem de acuidade visual, que é a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Nosso objetivo é que todos saiam aptos a reconhecer sinais de problemas visuais”, explica a coordenadora do Programa Boa Visão, Mayra ramos.

Após a triagem, caso seja necessário, os alunos diagnosticados com problemas de visão serão encaminhados para consultas com especialistas, que serão realizadas na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Arcoverde. “Desde março, a UPAE de Arcoverde é nosso parceiro e vem realizando as consultas na Região. É importante lembrar que, caso os médicos avaliem que há a necessidade do uso dos óculos, os estudantes fazem a solicitação no mesmo dia da consulta e recebe em um prazo de 60 dias. Todos são feitos pelo Lafepe”, completa Mayra.

Além da UPAE de Arcoverde, as unidades de Afogados da Ingazeira, Limoeiro, Belo Jardim e Serra Talhada, no Sertão do Estado, também já realizam as consultas do Projeto Boa Visão. Lançado em 2012, até então, as consultas do Projeto eram realizados apenas por prestadores de serviço.

Dados – O Projeto Boa Visão é um programa do Governo de Pernambuco que busca melhorar o desempenho e desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar e dos profissionais da educação, contribuindo para aumentar o rendimento em sala de aula, evitando a evasão escolar. Desde o início do Projeto, já foram realizadas 78.962 consultas oftalmológicas. Foram entregues 44.888 óculos corretivos e 962 escolas estaduais foram beneficiadas.

Nenhum comentário: