TI Abreu e Lima vai operar com 11 linhas, atendendo cerca de 40 mil pessoas por dia
O Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife (RMR) ganhou um reforço, nesta quinta-feira (16.06), com a entrega do Terminal Integrado de Abreu e Lima. Localizado às margens da BR-101, o empreendimento recebeu um aporte de R$ 15,4 milhões e espera atender, inicialmente, cerca de 40 mil usuários por dia. A cerimônia de inauguração, comandada pelo governador Paulo Câmara, marcou ainda a mudança operacional de outros seis TIs. O equipamento, que começa a funcionar no próximo sábado (18.06), vai operar com 11 linhas de ônibus e 58 veículos.
"Apesar do momento difícil que estamos passando, conseguimos priorizar e concluir aquilo que é mais urgente e importante, e que atinge efetivamente a vida das pessoas", pontuou Paulo Câmara conclamando: "E vamos continuar assim, com essa mesma determinação. Eu espero que a população cuide desse equipamento para que ele cumpra seu papel de forma mais organizada e eficiente". O governador reiterou ainda que é um compromisso da sua gestão promover a expansão e modernização do Sistema Estrutural Integrado (SEI), garantindo aos usuários do transporte público o pagamento de apenas uma passagem para se locomoverem por toda RMR.
Preparado para realizar mais de 700 viagens diariamente, o novo equipamento contará com seis linhas alimentadoras, que transportam os usuários do subúrbio para o terminal; duas interterminais, que ligarão Abreu e Lima aos TIs Igarassu e Pelópidas; uma perimetral, que ligará o TI ao Terminal Integrado da Macaxeira; e duas linhas troncais de BRT, que levarão os passageiros até o Centro do Recife.
Ao todo, outros seis TIs passam por mudanças operacionais que vão resultar na redução da distância percorrida e do tempo de deslocamento dos coletivos entre uma viagem e outra. São eles: PE-15, Pelópidas Silveira, Igarassu, Macaxeira, Xambá e Rio Doce. Com a intervenção, a expectativa é de atender um número cada vez maior de pessoas. "No conjunto, podemos considerar esta entrega como uma grande conquista para a região. Somamos hoje um total de 24 terminais no sistema integrado, refletindo positivamente na melhoria do deslocamento de mais de 160 mil passageiros", comemorou o secretário das Cidades, André de Paula.
De acordo com o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT), Francisco Papaléo, todas as mudanças realizadas foram previamente discutidas com as comunidades através da central de relacionamento da instituição. "A operação começa sábado, mas o nosso trabalho vem sendo realizado há muito tempo. Escutamos as demandas da população e buscamos atendê-las da melhor maneira possível. Disponibilizamos 80 orientadores nos seis terminais que se integram ao de Abreu e Lima para informar e tirar as dúvidas dos usuários", declarou o gestor.
ESTRUTURA - Com 3,6 mil m² de área construída, o terminal contempla três plataformas de embarque e desembarque, lanchonete, banheiros, bilheteria, sala de administração, guarita e ilha de despachante. Projetado dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o TI Abreu e Lima possui piso tátil, que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida, e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. A estrutura conta também com uma passarela que liga o terminal à estação de BRT Abreu e Lima.
LINHAS DO TI ABREU E LIMA:
Alimentadoras
1912 – Caetés I/ TI Abreu e Lima
1917 – Caetés II/TI Abreu e Lima
1998 – Caetés III/TI Abreu e Lima
1984 – Loteamento Bonfim/TI Abreu e Lima
1988 – Desterro/ TI Abreu e Lima
1989 – Loteamento Planalto/TI Abreu e Lima
Interterminal
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
Perimetral
901 – TI Abreu e Lima/ TI Macaxeira
Troncais
1962 – TI Abreu e Lima (PCR) – BRT
1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) – BRT
Confira também como ficará a rede dos demais Terminais Integrados com a inauguração do TI Abreu e Lima:
Terminal Integrado PE-15
1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
883 – TI Xambá/TI PE-15
1940 – TI PE-15 (Circular)
50 – TI PE-15/Boa Viagem (PCR)
1913 – TI PE-15/TI Joana Bezerra
914 – TI PE-15/TI Afogados
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) - BRT
1900 – TI PE-15 (PCR) - BRT
1970 –TI Pelópidas/ TI PE-15 - BRT
Terminal Integrado Pelópidas Silveira
1922 – Pau Amarelo/TI Pelopidas
1937 – Nobre/TI Pelópidas
1944 – Loteamento Conceição/TI Pelópidas
1945 – Jaguarana (Alameda)/TI Pelópidas
1934 – Arthur Lundgren I/TI Pelópidas
1941 – Arthur Lundgren II/ TI Pelópidas
1952 – Maranguape I/TI Pelópidas
1953 – Maranguape II/ TI Pelópidas
1955 – Engenho Maranguape/TI Pelópidas
1931 – Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas
1932 – Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas
1935 – Paratibe/TI Pelópidas
1943 – Mirueira/TI Pelópidas
1958 – Costa Azul/TI Pelópidas
1970 –TI Pelópidas/TI PE-15 – BRT
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
1976 – TI Pelópidas (PCR) - BRT
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) - BRT
Terminal Integrado Igarassu
1903 – Araçoiaba/TI Igarassu
1968 – Ilha de Itamaracá/TI Igarassu
1969 – Itapissuma/TI Igarassu
1918 – TI Igarassu (Circular)
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1946 – TI Igarassu (PCR) – BRT
1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto)
Terminal Integrado Rio Doce
1987 – Rio Doce (Príncipe)
2920 – Rio Doce/CDU
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
1966 – Rio Doce (Circular)
1981 – Rio Doce (Cde. Boa Vista)
1983 – Rio Doce (Princesa Isabel)
930 – Rio Doce/ Dois Irmãos
910 – Piedade/Rio Doce
Fotos: Aluisio Moreira/SEI
O Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife (RMR) ganhou um reforço, nesta quinta-feira (16.06), com a entrega do Terminal Integrado de Abreu e Lima. Localizado às margens da BR-101, o empreendimento recebeu um aporte de R$ 15,4 milhões e espera atender, inicialmente, cerca de 40 mil usuários por dia. A cerimônia de inauguração, comandada pelo governador Paulo Câmara, marcou ainda a mudança operacional de outros seis TIs. O equipamento, que começa a funcionar no próximo sábado (18.06), vai operar com 11 linhas de ônibus e 58 veículos.
"Apesar do momento difícil que estamos passando, conseguimos priorizar e concluir aquilo que é mais urgente e importante, e que atinge efetivamente a vida das pessoas", pontuou Paulo Câmara conclamando: "E vamos continuar assim, com essa mesma determinação. Eu espero que a população cuide desse equipamento para que ele cumpra seu papel de forma mais organizada e eficiente". O governador reiterou ainda que é um compromisso da sua gestão promover a expansão e modernização do Sistema Estrutural Integrado (SEI), garantindo aos usuários do transporte público o pagamento de apenas uma passagem para se locomoverem por toda RMR.
Preparado para realizar mais de 700 viagens diariamente, o novo equipamento contará com seis linhas alimentadoras, que transportam os usuários do subúrbio para o terminal; duas interterminais, que ligarão Abreu e Lima aos TIs Igarassu e Pelópidas; uma perimetral, que ligará o TI ao Terminal Integrado da Macaxeira; e duas linhas troncais de BRT, que levarão os passageiros até o Centro do Recife.
Ao todo, outros seis TIs passam por mudanças operacionais que vão resultar na redução da distância percorrida e do tempo de deslocamento dos coletivos entre uma viagem e outra. São eles: PE-15, Pelópidas Silveira, Igarassu, Macaxeira, Xambá e Rio Doce. Com a intervenção, a expectativa é de atender um número cada vez maior de pessoas. "No conjunto, podemos considerar esta entrega como uma grande conquista para a região. Somamos hoje um total de 24 terminais no sistema integrado, refletindo positivamente na melhoria do deslocamento de mais de 160 mil passageiros", comemorou o secretário das Cidades, André de Paula.
De acordo com o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT), Francisco Papaléo, todas as mudanças realizadas foram previamente discutidas com as comunidades através da central de relacionamento da instituição. "A operação começa sábado, mas o nosso trabalho vem sendo realizado há muito tempo. Escutamos as demandas da população e buscamos atendê-las da melhor maneira possível. Disponibilizamos 80 orientadores nos seis terminais que se integram ao de Abreu e Lima para informar e tirar as dúvidas dos usuários", declarou o gestor.
ESTRUTURA - Com 3,6 mil m² de área construída, o terminal contempla três plataformas de embarque e desembarque, lanchonete, banheiros, bilheteria, sala de administração, guarita e ilha de despachante. Projetado dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o TI Abreu e Lima possui piso tátil, que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida, e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. A estrutura conta também com uma passarela que liga o terminal à estação de BRT Abreu e Lima.
LINHAS DO TI ABREU E LIMA:
Alimentadoras
1912 – Caetés I/ TI Abreu e Lima
1917 – Caetés II/TI Abreu e Lima
1998 – Caetés III/TI Abreu e Lima
1984 – Loteamento Bonfim/TI Abreu e Lima
1988 – Desterro/ TI Abreu e Lima
1989 – Loteamento Planalto/TI Abreu e Lima
Interterminal
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
Perimetral
901 – TI Abreu e Lima/ TI Macaxeira
Troncais
1962 – TI Abreu e Lima (PCR) – BRT
1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) – BRT
Confira também como ficará a rede dos demais Terminais Integrados com a inauguração do TI Abreu e Lima:
Terminal Integrado PE-15
1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
883 – TI Xambá/TI PE-15
1940 – TI PE-15 (Circular)
50 – TI PE-15/Boa Viagem (PCR)
1913 – TI PE-15/TI Joana Bezerra
914 – TI PE-15/TI Afogados
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) - BRT
1900 – TI PE-15 (PCR) - BRT
1970 –TI Pelópidas/ TI PE-15 - BRT
Terminal Integrado Pelópidas Silveira
1922 – Pau Amarelo/TI Pelopidas
1937 – Nobre/TI Pelópidas
1944 – Loteamento Conceição/TI Pelópidas
1945 – Jaguarana (Alameda)/TI Pelópidas
1934 – Arthur Lundgren I/TI Pelópidas
1941 – Arthur Lundgren II/ TI Pelópidas
1952 – Maranguape I/TI Pelópidas
1953 – Maranguape II/ TI Pelópidas
1955 – Engenho Maranguape/TI Pelópidas
1931 – Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas
1932 – Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas
1935 – Paratibe/TI Pelópidas
1943 – Mirueira/TI Pelópidas
1958 – Costa Azul/TI Pelópidas
1970 –TI Pelópidas/TI PE-15 – BRT
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
1976 – TI Pelópidas (PCR) - BRT
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) - BRT
Terminal Integrado Igarassu
1903 – Araçoiaba/TI Igarassu
1968 – Ilha de Itamaracá/TI Igarassu
1969 – Itapissuma/TI Igarassu
1918 – TI Igarassu (Circular)
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1946 – TI Igarassu (PCR) – BRT
1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto)
Terminal Integrado Rio Doce
1987 – Rio Doce (Príncipe)
2920 – Rio Doce/CDU
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
1966 – Rio Doce (Circular)
1981 – Rio Doce (Cde. Boa Vista)
1983 – Rio Doce (Princesa Isabel)
930 – Rio Doce/ Dois Irmãos
910 – Piedade/Rio Doce
Fotos: Aluisio Moreira/SEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário