terça-feira, 14 de junho de 2016

Arcoverde divulga São João 2016‏

Dono do segundo maior polo junino do Estado, município aposta na pluralidade artística para os festejos juninos entre os dias 18 e 28 de junho



Destino mais que consolidado para quem quer curtir o período junino no interior do Estado, Arcoverde já está preparada para receber as mais de 700 mil pessoas que devem passar os festejos de São João na cidade. Para a edição 2016 de sua tradicional festa, o município fará justa homenagem para os emblemáticos grupos de coco da região, trazendo como tema desta edição “Samba de Coco com Arte e Tradição comemora 100 anos na Capital do São João”. 

O segundo maior polo junino de Pernambuco inicia sua programação no dia 18 junho, seguindo até a terça-feira 28. “Tudo está sendo organizado para proporcionar muita diversão e alegria ao povo de Arcoverde e aos turistas que todos os anos vêm a nossa cidade”, disse a prefeita Madalena Britto. O evento conta com o patrocínio do Governo de Pernambuco, Secretaria de Turismo Esporte e Lazer e Empetur.

Ao todo, são dez polos culturais e uma grade de atrações diversificada com artistas da cultura local e regional, além de nomes nacionais, como Zezé di Camargo e Luciano, Elba Ramalho, Geraldinho Lins, Dorgival Dantas e Cavaleiros do Forró. “Todos serão prestigiados neste ano em que se comemora o centenário do Samba de Coco de Arcoverde, especialmente os grupos de Coco das irmãs Lopes, o Coco Trupé de Arcoverde e o Coco Raízes de Arcoverde”, declara o secretário de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco, ressaltando ainda que 70% das atrações são de artistas locais.

Outro ponto de destaque do São João é uma estrutura que permite a descentralização da festa. Em 2016, bem como em anos anteriores, serão oferecidos ao público 10 polos de animação, sendo oito com atrações artísticas e culturais, proporcionando a apreciação de shows, espetáculos teatrais e recitais. Os espaços serão divididos em: Multicultural, Artes, Pé de Serra, Multimusical, Gospel, Vila do Olho D’Água, Gastronomia, Diversão (todos situados no centro da cidade, próximo a Praça da Bandeira), Raízes do Coco (no Alto do Cruzeiro), e o Polo da Poesia, em frente à Bodega da Poesia, no bairro do São Cristóvão.

Todos os esforços estão sendo feitos, uma vez que o São João é o segundo mês mais rentável para Arcoverde, perdendo apenas para as festas de fim de ano. Este ano, o investimento será de R$ 3,5 milhões em uma estrutura que vai gerar entre 3 e 4 mil empregos temporários, diretos e indiretos, e um incremento na economia do município de mais de R$ 30 milhões, promovendo o turismo e proporcionando maior visibilidade à cidade.


Segurança

O São João de Arcoverde é considerado o mais tranquilo de Pernambuco. Para garantir essa posição, a cidade contará com o apoio das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Compesa, Celpe e Vigilância Sanitária. Na estrutura, as equipes contam com câmeras de monitoramento espalhadas entre os polos, delegacia de plantão no pátio de eventos, e, além disso, a área do polo principal será cercada para que todas as pessoas sejam vistoriadas na entrada. Também será proibida a entrada de vasilhames de vidro, sendo necessário realizar a troca por embalagens de plásticos disponibilizadas no local. Próximo aos polos, principalmente no Multicultural (central), espaço que recebe o maior número de pessoas, só estarão autorizados a circular táxis e mototáxis cadastrados pela Prefeitura, facilitando a chegada e a saída do público.

Nenhum comentário: