sexta-feira, 13 de julho de 2018

Centro de Saúde da Mulher de Arcoverde conta com Vídeo Colposcópio para exames ginecológicos e obstétricos

O Centro de Saúde da Mulher, no bairro do São Cristóvão, em Arcoverde, agora usufrui de uma nova tecnologia de ponta, adquirida por meio da Secretaria Municipal de Saúde para exames nas áreas de ginecologia e obstetrícia. Trata-se do Vídeo Colposcópio, aparelho que deste a última terça-feira, 10 de junho, está atendendo mulheres que procuram a unidade de referência de média complexidade em saúde no município.

Segundo a coordenadora Karina Bezerra, os serviços oferecidos no Centro de Saúde da Mulher estão sendo ampliados e atualizados, visando oferecer ao público feminino uma melhor qualificação no atendimento. “Sentimos a necessidade da aquisição do Vídeo Colposcópio, por ser um aparelho que amplia a visualização do colo do útero, possibilitando verificar com precisão lesões cancerígenas ou pré-cancerígenas. O aparelho também é capaz de efetuar coletas para a realização de biopsias, afim de identificar mais precocemente casos de cânceres. Desta forma, ele contribui para as chances de cura serem maiores, a partir da iniciação do tratamento”, explicou a coordenadora.

A realização de exames através do Vídeo Colposcópio acontece mediante consulta com ginecologistas e obstetras do referido centro, nas segundas, terças e quintas-feiras, durante o turno da manhã. Nas quartas, a consulta é feita durante o turno da tarde. Em determinados casos, as consultas também podem ser realizadas de maneira referenciada, quando mulheres atendidas em outras unidades de saúde no município sentem a necessidade de passar pela ginecologia. E então, são atendidas pelo serviço disponível no Centro de Saúde da Mulher.

Para o médico ginecologista e obstetra Eriko Vasconcelos, a aquisição do Vídeo Colposcópio vai de encontro com a demanda de mulheres atendidas pela especialidade de saúde no município. “O aparelho possui capacidade para realizar até 100 exames ao dia, fato que já é um avanço neste segmento”, ressaltou.

Atualmente, o Centro de Saúde da Mulher também possui laboratório de análises, além de serviços com assistência em enfermagem e especialidades como mastologia e obstetrícia para casos de pré-natal de baixo e alto risco, tendo como foco de suas atribuições, promover a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. O atendimento também passou a ser realizado no período noturno, tendo em vista que muitas mulheres não podem efetuar consultas e outros procedimentos durante a manhã ou  tarde”, informou a coordenadora Karina Bezerra.

O Centro de Saúde da Mulher funciona na Praça Presidente Kennedy, n° 455, no bairro do São Cristóvão. Mais informações sobre os serviços disponíveis na unidade podem ser obtidas através do telefone: (87) 3822-4024.

Fotos: PMA/divulgação 


Nenhum comentário: