terça-feira, 13 de agosto de 2019

Fisioterapeuta ministra curso de Auriculoterapia em Arcoverde para profissionais de saúde

Cerca de 30 profissionais da Secretaria de Saúde de Arcoverde, que atuam em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), policlínicas e outras unidades do segmento participaram, na manhã desta terça-feira, 13 de agosto, no auditório do órgão municipal, da realização do curso básico de Auriculoterapia.

A atividade, que foi uma iniciativa da própria Secretaria de Saúde, teve abordagem ministrada pelo fisioterapeuta e acupunturista João Bosco Barreto Sampaio, que também atua dando cursos nas cidades do Recife, Caruaru e Maceió.

A técnica de acupuntura é, provavelmente, um dos mais antigos métodos terapêuticos, já sendo aplicada na China há 3.000 anos antes de Cristo, onde utiliza pontos de acupuntura localizados no pavilhão da orelha (cerca de 200 pontos), consistindo na estimulação e em uma terapia natural.

"Segundo o médico francês Paul Nogier, que estudou a técnica por mais de 40 anos, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão", explicou o fisioterapeuta João Bosco.

A estimulação dos pontos específicos da orelha alivia dores ou trata diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade e contraturas. Além disso, a auriculoterapia ajuda a diagnosticar e a prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.

A auriculoterapia foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. "É um método que conseguiu impor-se pelos resultados obtidos, de baixo custo e por ser pouco invasivo, o que faz com que seja bem aceito pelos pacientes", avalia João Bosco.



Fotos: Israel Leão

Nenhum comentário: