sexta-feira, 30 de março de 2012

Pesqueira recebe Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, juntamente com o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Argileu Martins, do presidente do IPA, Júlio Zoé, e do secretário executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos, participou, hoje (29/03), da Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), no município de Pesqueira, no Agreste do Estado. O evento prossegue até hoje.
 

Ranilson Ramos enfatizou a organização do povo e da sociedade civil, por meio dos movimentos das associações, e exemplificou a conferência como resultado dessa mobilização social, juntamente com a presença do governo. "vamos aproveitar essa oportunidade para discutir um novo modelo de Ater com propostas de tecnologia, assistência técnica e extensão rural, segmentadas para cada cadeia produtiva”, afirmou.


O representante do MDA, Argileu Martins, destacou a iniciativa do governo em acreditar e investir na realização de uma conferência como essa, abrindo uma discussão massiva sobre as políticas públicas de ATER. Disse, ainda, que é muito importante para Pernambuco ter o presidente do IPA, Júlio Zoé, liderando a rede de Assistência Técnica do país, por meio da Asbraer.


Júlio Zoé, por sua vez, destacou a necessidade de se construir um sistema brasileiro de Ater, de forma mais organizada e coordenada e despertou a atenção dos participantes para o eixo de financiamento de Ater, que segundo ele, ainda está muito aquém, devido ao elevado número de agricultores familiares no País. Já o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Genil Gomes, desejou a todos que trabalhassem com seriedade os eixos temáticos propostos para a consolidação de um documento, com propostas sólidas, que contribua para o fortalecimento da assistência aos agricultores familiares.


Na ocasião, delegados escolhidos pelo Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Pernambuco (CDS), representantes dos territórios e dirigentes dos movimentos sociais tiveram a oportunidade de discutir a importância e os desafios da Ater, em Pernambuco. Em foco, a responsabilidade de avançar na construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura de base familiar, viabilizando o acesso à assistência técnica e ao crédito rural.


“Precisamos fortalecer o ambiente rural e torná-lo sustentável com medidas que viabilizem o acesso a terra para plantação”, afirmou o secretário executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos. Segundo ele, a ideia é criar uma lei estadual de desenvolvimento rural sustentável. “Para isso, é preciso, no entanto, debater novas políticas públicas”, ressaltou.

Nenhum comentário: