sábado, 17 de março de 2012

Assentamentos de Petrolândia e Taracatu terão obras de abastecimento d’água para consumo humano

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, em reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, realizada na sede da Sudene, quinta-feira (15/03), recebeu orientação imediata para a liberação de recursos que garantirão a construção de sistemas de abastecimento e tratamento de água para consumo humano, em quatro assentamentos dos municípios de Tacaratu e Petrolândia, no Sertão do São Francisco. As obras beneficiarão 1.211 famílias.

Além disso, será realizado um estudo da viabilidade de práticas de agricultura irrigada em propriedades voltadas à produção familiar, nos assentamentos de Lago Azul, Abreu e Lima, Lenin e Antônio Conselheiro I, II e III. As obras serão executadas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), por meio do Departamento de Infraestrutura Hídrica.

Em visita à região, nesta sexta-feira (16/03), Ranilson Ramos foi acompanhado pelo prefeito de Petrolândia, representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e lideranças do Movimento dos Sem Terra (MST). Na ocasião, o secretário explicou que a ação atende uma solicitação do Movimento e tem a participação direta da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

“Por determinação do governador Eduardo Campos, estamos atendendo ao convite das lideranças do MST, em Pernambuco, e associações dos assentamentos, o que nos permite in loco compreender melhor a luta e as reivindicações dessas comunidades”, destacou Ranilson. Ele disse, ainda, que, no próximo dia 27/03, estará em Brasília, junto com representantes do Movimento dos Sem Terra no Estado, para apresentar ao ministro Bezerra Coelho os projetos de abastecimento de água e irrigação para os assentamentos.

O dirigente estadual do MST, Vilmar José de Jesus, disse que agora o povo renova as esperanças de ver as famílias voltarem a produzir. “Hoje, após onze dias de mobilização,  tivemos uma resposta positiva com a visita do Governo, por meio do secretário, Ranilson Ramos, e pelos compromissos aqui firmados”, comemorou.

Na ocasião, o secretário anunciou que o ministro da Integração Nacional liberou a distribuição de 450 kit’s de irrigação para a implantação dos Quintais Produtivos, uma ação que antecede um programa ainda maior de agricultura irrigada para as comunidades visitadas. Por fim, as lideranças dos movimentos orientaram os Sem Terra a desocuparem o reservatório de água da Chesf.

Nenhum comentário: