terça-feira, 20 de março de 2012

Silvio Costa Filho propõe audiência pública sobre licitação para empresas de ônibus na CCLJ

O deputado estadual e vice-líder do governo, Silvio Costa Filho (PTB), propôs uma audiência pública com a presença do secretário das Cidades, Danilo Cabral, e do diretor-presidente do Consórcio Grande Recife, Nelson Coutinho, para debate sobre o processo licitatório do Sistema de Transporte Público de Passageiros na Região Metropolitana do Recife (RMR), divulgado no último dia 16 de março.

O parlamentar solicitou o encontro por meio da entrega de um ofício ao presidente da Comissão de Constituição Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (CCLJ), Raimundo Pimentel (PSB), em reunião ordinária na manhã desta terça-feira (20).

“O governador Eduardo Campos tomou uma decisão importante para melhoria do transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife. Não tenho dúvidas que, ao final, a população irá se beneficiar com o processo. Penso que foi a decisão certa”, reconheceu Costa Filho, ao sugerir a reunião com as autoridades competentes. “O objetivo da audiência é ampliar a discussão com a sociedade, esclarecendo o processo de licitação, verificando os prazos definidos, as obrigações das partes e as consequências”.

PROCESSO - A disputa está aberta para empresas nacionais e internacionais. Após análise das propostas, o edital deve ser publicado no Diário Oficial no dia 7 de maio. Os sistemas de concessão terão validade de 15 anos, renováveis por mais cinco e gerarão uma receita de R$ 15 bilhões. O sistema foi dividido em sete lotes, agrupados por corredores de ônibus.

A previsão é de que no 2° semestre deste ano o governo inicie a contratação das novas operadoras. Uma das exigências é que os 900 ônibus da frota do Sistema Estrutural Integrado (SEI) do Recife terão que ter ar-condicionado.

Estão inclusas no processo licitatório as linhas que fazem o trajeto intermunicipal da Região Metropolitana do Recife, as linhas municipais de Olinda e as do Sistema Integrado, que totalizam 385. São três mil veículos e 2.100 usuários que utilizam o serviço todos os dias.  


Nenhum comentário: