quinta-feira, 8 de março de 2012

Armando recebe título de cidadão de Garanhuns

O senador Armando Monteiro (PTB) recebe nesta sexta-feira (09) o título de cidadão de Garanhuns. A proposta, do ex-vereador Audálio Ramos Filho, foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Câmara Municipal. A solenidade acontece no dia em que será inaugurado o novo prédio da Câmara de Vereadores da cidade.

Seja no mandato parlamentar, ou na presidência de entidades como a Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE) e Confederação Nacional da Indústria (CNI) – que coordenam as ações do SENAI, SESI e IEL -, Armando sempre teve uma atuação representativa no município. Ainda como deputado, esteve presente nas articulações que viabilizaram os recursos para a implantação da Faculdade de Medicina do Agreste, no campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns.

“Nesta faculdade vamos formar profissionais numa área carente, a da saúde, que precisa de mais profissionais. E, sobretudo, é preciso formá-los no interior de Pernambuco, com a sua vinculação, com as suas raízes para trabalhar exatamente nas regiões que são mais carentes, que precisam de mais profissionais”, comemorou o senador no dia da aula inaugural do curso, ministrada pela presidente Dilma Rousseff, em agosto de 2011.

Ainda no âmbito parlamentar, Armando foi responsável por atrair recursos da União para investimentos em áreas importantes do município, como infraestrutura urbana e turismo. Drenagem e pavimentação da avenida Ruber Van Der Linder, esgotamento sanitário e pavimentação em ruas dos bairros Boa Vista e Aluísio Pinto e a construção do centro de informação turística são algumas das ações que contaram com a articulação de Armando em Brasília.

Formação profissional e qualidade de vida - Como presidente da FIEPE e CNI, quando esteve à frente do SENAI e SESI, Armando Monteiro foi responsável pela realizações de iniciativas que contribuíram com a formação e qualificação profissional dos moradores da região, além de ações voltadas para a saúde.  

Inaugurada em dezembro de 2005, com a presença do presidente Lula, a Escola Técnica do SENAI Eurídice Ferreira de Melo (Dona Lindu) é considerada uma das mais modernas da entidade no Estado. A escola tem uma área de 5 mil metros quadrados e capacidade para atender a 240 alunos. O Sistema CNI/Senai investiu quase R$ 5 milhões em obras físicas e na aquisição de equipamentos. No local, são oferecidos cursos nas áreas de alimentos, automobilística, refrigeração, móveis e marcenaria, construção civil e costura industrial. A escola atende Garanhuns e também desloca núcleos com oficinas para diversas localidades da região, beneficiando mais 26 municípios do Agreste Meridional.

Em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Garanhuns (ACIG), o SESI realiza desde 1995 uma intensa campanha de prevenção do câncer de mama e de próstata no município e demais localidades do Agreste Meridional. Em 2011, foram 4.592 exames, oferecidos gratuitamente à população, também em parceria com a prefeitura.

Nenhum comentário: