segunda-feira, 9 de julho de 2012

Debate da mobilidade dominou a agenda de Geraldo nesta segunda

Candidato a prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) mostrou hoje (09) que dará atenção especial ao drama da falta de mobilidade no Recife. Em sua primeira reunião de conteúdo do Programa de Governo, ele ouviu especialistas e começou a desenhar as primeiras propostas para combater os constantes engarrafamentos na cidade. O "destravamento" do Recife também foi um dos temas centrais da entrevista concedida pela manhã ao programa De Olho na Cidade, na Rádio Olinda AM.

            Comandado pelo radialista Ciro Bezerra, o programa teve participação dos jornalistas Jamildo Melo e Washington Gurgel, além do cientista político Helly Ferreira. Nos 60 minutos de debate, ele foi categórico ao afirmar que não se resolve o problema do trânsito com apenas uma obra, mas com um conjunto de ações permanentes. Em seguida, defendeu mais ciclovias e revitalização das calçadas, classificadas por ele como essenciais para mobilidade urbana. Ele ainda assegurou que vai promover uma intervenção na Avenida Conde da Boa Vista, falou do projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe e da falta de estacionamentos nos morros.

            Para Geraldo, a melhor forma de acabar com os engarrafamentos da cidade é priorizar o transporte público. “É o princípio que tem que ser defendido. É inegociável. Mas obras viárias também precisam ser feitas”, argumentou o socialista, salientando as a sua participação nas ações que o Governo do Estado vem executando para melhorar o ir e vir na Região Metropolitana, a exemplo dos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste.

            O futuro prefeito informou que contemplará soluções para a mobilidade não só nos grandes corredores, como também nos bairros. Geraldo destacou que a ampliação do acesso ao crédito e a distribuição de renda vista no Brasil e em Pernambuco nos últimos anos possibilitou que os moradores dos morros recifenses também comprassem o seu automóvel. "Essas pessoas hoje querem estacionar seu carro próximo de casa e não dispõem de espaço. Muitas vezes utilizam a própria calçada e atrapalham o fluxo dos demais veículos e dos pedestres. O problema da falta de áreas de estacionamentos nos morros é grave e tende a se aprofundar".

            De acordo com Geraldo, o investimento no projeto de navegabilidade para o Rio Capibaribe é outra saída para diminuir os engarrafamentos. “A gente precisa atuar de maneira muito mais ampla, não podemos ser excludentes. Os recifenses têm o sonho de poder navegar no Rio Capibaribe”, argumentou Geraldo, endossando o “charme” da iniciativa. “Felizmente, no ano passado esse projeto ficou concluído e agora vai ser implementado pelo Estado”, comemorou.

Nenhum comentário: