terça-feira, 24 de julho de 2012

FAFICA ABRE SEMESTRE LETIVO COM PALESTRA SOBRE GONZAGA E APRESENTAÇÃO DO GRUPO CABRAS DE LAMPIÃO

“Uma leitura do espaço, do tempo e da identidade nordestina através da obra de Luiz Gonzaga: o Rei do Baião” será a palestra que a professora doutora da Universidade Federal de Pernambuco, Ana Maria de Barros fará na abertura do segundo semestre letivo da FAFICA, no dia 1 de agosto, às 19h30, no auditório da Faculdade.
 
A cada abertura do ano letivo, a FAFICA recepciona festivamente os alunos novos e veteranos, mas ao mesmo tempo busca promover uma reflexão sobre alguma temática que contribua para o engrandecimento da comunidade acadêmica. Com o centenário do Rei do Baião, a FAFICA pensou em refletir sobre os desdobramentos sócio-culturais da produção musical do mestre Luiz Gonzaga e convidou a professora Ana Maria Barros.
 
Depois da palestra, os presentes farão uma viagem pela vida de outro lendário nome da cultura nordestina: Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião. Num espetáculo de dança e música será mostrada toda a saga do Rei do Cangaço. O responsável por oferecer esse passeio na História será o Grupo Cabras de Lampião, um dos maiores divulgadores do xaxado no País, que procura manter viva a originalidade e a autenticidade da dança criada no Sertão Nordestino. O grupo Cabras de Lampião é uma trupe de artistas sertanejos, exatamente da cidade que nasceu Virgolino Ferreira da Silva.
Para reproduzir no palco como era a diversão dos “homens” de Lampião nos intervalos dos combates, os integrantes do grupo de Serra Talhada se caracterizam como cangaceiros e, durante uma hora, convidam o público "a um mergulho no mundo mágico e místico do Sertão". As músicas são tocadas por um trio, formado por sanfona, zabumba e triângulo.
Dança dos cangaceiros - O xaxado é uma dança criada pelos cangaceiros de Lampião no inicio da década de 1920, quando Serra Talhada ainda era conhecida como Vila Bella. A dança surgida nessa cidade do Sertão Nordestino espalhou-se pelos arredores, tornando-se popular, não só entre os “homens” de Lampião, mas em muitos bandos de cangaceiros. Era uma dança exclusivamente masculina, até porque naquela época não havia quase nenhuma mulher no cangaço. A arma fazia o papel da dama, na falta da figura feminina.
 
Os cangaceiros dançavam em fila indiana, o primeiro da fila, que sempre era o chefe do grupo ou o poeta, puxava os versos cantados e o restante do bando respondia em coro, com letras de insulto aos inimigos, lamentando mortes de companheiros ou enaltecendo suas aventuras e façanhas.
Todo esse cenário será reproduzido na FAFICA, numa apresentação aberta à comunidade e com entrada franca.

Nenhum comentário: