segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Impacto dos Agrotóxicos na saúde do trabalhador é debatido no IPA

O Seminário “Impacto dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador e no Meio Ambiente” será realizado, na próxima terça-feira (11/08), na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a partir das 9h. O evento será dividido em duas partes. Pela manhã, haverá uma palestra temática seguida de debate e, no período da tarde, acontecerá a reunião do Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos do Agrotóxico na Saúde do Trabalhador e do Meio Ambiente, que pela primeira vez se reunirá no IPA.

A iniciativa integra as ações do Fórum que realiza uma série de conferências para elaboração do Plano Estadual de Redução do Uso de Agrotóxico. A primeira delas aconteceu em junho, em Petrolina, da qual saiu a orientação para realizar eventos dentro das instituições participantes, a exemplo deste Seminário.

“A ideia é colaborar com Programa Nacional para Redução do Uso de Agrotóxicos (PRONARA), através de ações conjuntas, para proteger a população dos efeitos nocivos”, declarou a representante do IPA no Fórum, extensionista Maria Emília Barros.

A abertura do evento será feita pelo presidente do Instituto, Gabriel Maciel, e a palestra será ministrada pela médica-pesquisadora da Fundação Fiocruz/Oswaldo Cruz, Idê Gurgel. Deverão participar do evento extensionistas, pesquisadores, gerentes, além de representantes de outros órgãos, tais como UFRPE e UFPE.

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), ocupa cadeira no Fórum. A iniciativa é do Ministério Público do Trabalho, articulada com os ministérios públicos de Pernambuco e Federal. Ao todo, participam 47 entidades, entre elas, a Adagro e a Ceasa, também vinculadas à Secretaria.

PROGRAMAÇÃO

 09h – ABERTURA – dr. Gabriel Maciel, diretor-presidente do IPA

09h10 – PALESTRA 1: IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS NA SAÚDE  HUMANA E NO MEIO AMBIENTE, dra. Idê Gurgel, pesquisadora da Fiocruz

09h50 – PALESTRA 2: IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS NA SAÚDE  HUMANA E NO MEIO AMBIENTE , dr. Francisco Roberto Caporal, professor da UFRPE

10h20 – Intervalo

10h30 – DEBATE

12h – ENCERRAMENTO

Nenhum comentário: