Com a presença do deputado federal Fernando Filho, dos vereadores Sargento Siqueira, Célia Cardoso, Luíza Margarida, Paulinho Wanderley, Warley Amaral, Cleriane Medeiros e do povo que foi lá ver de perto, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Vereador Jairo Freire – Caps AD III - Regional Arcoverde, na Rua Félix Pascoal, no São Cristóvão.
O padre Aírton Freire abriu a solenidade fazendo uma oração e abençoando o novo equipamento. A secretária de Saúde, Andreia Britto se emocionou com a concretização de um sonho. Ela agradeceu o empenho do deputado Fernando Filho para que a cidade conseguisse a habilitação e ofereceu o Caps aos moradores de Arcoverde dizendo: “tudo isso aqui é para vocês e tenham certeza, que um tempo melhor há de surgir”.
Para o deputado Fernando Filho, a administração de Madalena é exitosa. “A prefeita se preocupa com a infraestrutura, com a educação, com a saúde, mas para ela é importante também a estruturação da família, que é maior do que qualquer política pública”. Ele prometeu continuar a dar apoio a Prefeitura de Arcoverde, avisou que vai sentar com Madalena para definir as áreas de prioridade para a cidade e se auto intitulou militante na caminhada da prefeita.
“Por que Arcoverde vem conseguindo se destacar ainda mais em momento de crise?”, questionou o vice-prefeito Wellington Araújo, que acabou respondendo a própria pergunta: “porque é preciso ter determinação para assumir uma gestão voltada para o povo. Madalena trata todos aqui igualitariamente. Nunca a zona rural de Arcoverde foi tão bem cuidada como está sendo neste governo. Este é o diferencial”.
A prefeita Madalena também agradeceu ao deputado Fernando Filho “que chegou perto, quando mais precisávamos” e ressaltou a ocasião, como um momento muito esperado. “Nós trabalhamos em busca de proporcionar um tratamento às pessoas com dependência de álcool e outras drogas. Nós não desviamos recursos de obras. Levaremos esta preocupação até o final da nossa gestão. Nossa meta é trabalhar para o povo e pelo povo. Também não falamos de político nenhum, pois cada um tem o seu perfil e o nosso é este: cuidar daqueles que mais precisam de nós”.
Há seis meses, o Caps AD III está funcionando com recursos da Prefeitura e já tem mais de 50 usuários. A portaria de habilitação do Ministério da Saúde foi publicada no dia 30 de setembro e até o momento o município ainda aguarda os recursos.
O equipamento dispõe de equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos agrícolas. A unidade oferece também acompanhamento clínico e a reinserção social de usuários a partir de 18 anos pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Fotos: Israel Leão e David Mayer
Nenhum comentário:
Postar um comentário