quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Raul Henry: “Fui deputado no momento em que o Brasil crescia e nunca vi uma emenda coletiva de bancada ser liberada”

Em entrevista ao Blog Túllyo Cavalcanti e a Rádio Portal Net o vice-governador, Raul Henry (PMDB), falou um pouco da atual situação da economia brasileira e também fala do sucesso da administração da prefeita Madalena Britto em Arcoverde. Confira na integra:

Fábio Santos: O senhor costuma dizer que tem duas datas de nascimento, e uma delas foi registrada em Arcoverde. O senhor tem demonstrado ao longo dos anos o seu carinho por esta cidade, como por exemplo, essa agenda positiva ao lado da prefeita Madalena?

Raul Henry: Claro, pra mim é um prazer sempre enorme volta a Arcoverde. Eu renasci aqui em vinte e nove de setembro de 2002. Tive um acidente de avião aqui no aeroporto e fui muito bem tratado pelos médicos locais e pela população de Arcoverde, por isso, é sempre um motivo de alegria muito grande voltar aqui e voltar agora com a prefeita Madalena. Acompanho a política de Pernambuco naturalmente e ela (Madalena) é uma das prefeita que tem a maior aprovação dessa safra de prefeitos que vive a maior crise dos últimos 85 anos, uma crise de grandes proporções, uma  crise econômica, política, moral e social que vai se propagar pelo ano de 2016 com aumento das taxas de desemprego. Uma crise muito dolorosa e quem ta pagando grande parte é o povo brasileiro. Ver uma prefeita com essa altíssima taxa de aprovação em um cenário como esse realmente é um grande motivo de alegria para todos nós.

Fábio Santos: O senhor visita hoje obras importantes como o Pátio da Feira do São Cristovão em fase de conclusão, Praça da Rodoviária, Usina de Asfalto, importantes conquistas da gestão da prefeita. Arcoverde está realmente em um ritmo acelerado e com grandes parcerias com o governo do Estado. Como é que o senhor ver essa parceria para os próximos anos? 

Raul Henry: Olha, eu vejo primeiro como uma coisa impressionante que é a prefeita conseguir realizar obras em um cenário como este que a gente está vivendo porque o grande esforço dos governos no Brasil hoje, seja ele federal, estaduais, dos municípios sobre tudo, que é quem paga a maior parte dessa conta é pagar a folha de pessoal e manter os serviços básicos isso que a gente está lutando para fazer. Agora em dezembro dez estados do Brasil não vão pagar a folha, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, enfim, dez estados do Brasil não pagam o décimo terceiro e a folha e ver um município, o município é quem tem a menor parte de arrecadação do bolo tributário nacional é o município que só fica com 15% de tudo que se arrecada no Brasil o estado fica com 25% e o governo federal fica com 60% ver um município como Arcoverde, em uma região sofrida, como é o Sertão de Pernambuco, realizando esse grande volume de obras realmente é uma coisa impressionante e a prefeita Madalena tá de parabéns juntamente com sua equipe eu sei os ajustes que ela fez aqui, reduzindo inclusive o próprio salário dela, do vice-prefeito Wellington, nosso companheiro do PMDB, e  de toda equipe dela estando assim realmente de parabéns não tenho duvida nenhuma que nós vamos continuar aqui esse trabalho no próximo ano porque Madalena se preparou pra crise, fez o ajuste necessário no custeio da Prefeitura e por isso ela consegue realizar esses investimentos e realizar essas obras em parceria com o Governo do Estado. 

Fábio Santos: O senhor ao longo dos seus mandatos como deputado federal sempre teve um olhar voltado para Arcoverde e conhece de perto a realidade do Brasil no tocante a realidade das emendas parlamentares. Temos observado os deputados da terra anunciando emenda de bancada, algo em torno de 60 milhões de reais. O povo de Arcoverde pode realmente confiar nesse dinheiro?

Raul Henry: Olhe, eu gostaria muito que fosse verdade que esses recursos pudessem ser viabilizados porque quem é que não precisa de recursos para investimentos em um momento como esses? Mas, a minha experiência como deputado federal, pois fui deputado por oito anos, digo que é muito difícil a viabilização dessa emenda, lamentavelmente.O Brasil vai ter um déficit esse ano e desde o Plano Real o Brasil não tinha déficit primário, ou seja, o Brasil sempre conseguia pagar as despesas e guardava um pedacinho de dinheiro para pagar o juro da divida, que a gente chama de superávit primário. Esse dinheiro que o governo federal conseguia guardar para pagar o juro da divida o ano passado já não conseguiu guardar nada. No ano passado o Brasil já teve um déficit de 32 bilhões, ou seja, faltaram 32 bilhões para pagar as despesas correntes. Esse ano a estimativa é que vai faltar 120 bilhões para pagar as despesas correntes como é que vai ter dinheiro pra investimento?Por isso que eu acho que é muito pouco factível uma promessa como essa, lamentável, mas é um pouco factível porque eu fui deputado por oito anos no momento em que o Brasil crescia e nunca vi uma emenda coletiva de bancada ser liberada imagine em uma realidade como essa de hoje, onde o País não consegue pagar suas contas, lamentavelmente, mas eu acho que é muito difícil.

Fábio Santos: Deixo o senhor a vontade para as suas considerações finais que achar interessante para o povo arcoverdense.

Raul Henry: Acho que uma coisa interessante que temos que falar para a população neste momento é quem está pagando a conta da crise. Porque quem ta pagando a conta dessa crise é o povo. No Brasil já perdemos um milhão e duzentos mil empregos de carteira assinada. Aqui em Pernambuco já são quase oitenta mil, então a gente tem que dizer ao povo qual é a causa dessa crise, quem foi que deu origem a essa crise. Quem deu origem a essa crise foi o PT, que, para se perpetuar no poder quebrou o Brasil em 2014. Então um partido político que não tem nenhum compromisso com um projeto de País tem apenas com o seu projeto de poder. Essa crise tem um culpado e é importante que o povo saiba disso.  Eu estou vendo o esforço de Madalena aqui em Arcoverde , o esforço do governador Paulo Câmara, que eu tenho acompanhado, uma pessoa que me honra ta na companhia dele, Paulo é uma pessoa responsável, trabalhadora, que tem feito todos os ajustes que o Estado precisa fazer para atravessar esse momento de muita dificuldade e Pernambuco ficou no centro da crise porque nesta crise um dos elementos principais foi  o escândalo de corrupção da Petrobras, que envolve a Refinaria Abreu e Lima, que deixou de pagar seus fornecedores, todos os setores metalmecânico de Pernambuco quebrou. A construção civil, os estaleiros, que eram fornecedores da Petrobras, então, Pernambuco tá pagando uma conta muito alta nesta crise, mas o governador Paulo Câmara tem sido uma pessoa incansável, tem viajado pelo interior do Estado, olhado nos olhos do povo, falado a verdade, dito o que é preciso dizer, nessa crise tem um único responsável ,que foi irresponsável que não tinha compromisso com o País e que quebrou o Brasil pra ganhar uma eleição que foi o PT.

Foto: Internet

Nenhum comentário: