terça-feira, 22 de maio de 2018

Alepe homenageia engenheiro João Nelly com título de Cidadão Pernambucano

Pernambuco ganhou mais um filho ilustre nesta segunda-feira (21). O engenheiro agrônomo João Nelly de Menezes Regis recebeu o título de Cidadão Pernambucano concedido pela Assembleia Legislativa a partir de projeto de lei, de autoria do deputado estadual Lucas Ramos (PSB), aprovado por unanimidade no plenário da casa. A sessão solene que marcou a homenagem reuniu familiares e amigos do agraciado além de produtores rurais. 

João Nelly tem a vida marcada pelo trabalho a favor do fortalecimento da fruticultura no Semiárido. É o responsável por trazer as primeiras mudas de uva para o Vale do São Francisco e teve participação direta na implantação de projetos que hoje se destacam nas exportações pernambucanas de frutas tropicais. “Merece notoriedade a atuação de João Nelly em empreendimentos como o perímetro de irrigação do Bebedouro, os projetos Senador Nilo Coelho e Pontal em Petrolina, o sistema Garças de Santa Maria da Boa Vista e o projeto Brígida em Orocó”, pontou o deputado Lucas Ramos. “Sua presença também pode ser percebida no apoio às famílias atingidas pela construção da Barragem de Itaparica, atuando na prestação de serviços técnicos e assistência social”, lembrou o parlamentar. 

“O título de Cidadão Pernambucano que recebo é o reconhecimento do Sertão pela minha atuação no desenvolvimento do Sub-Médio São Francisco. Fico emocionado e honrado pela titulação e expresso meu sentimento em uma só palavra: gratidão”, afirmou, emocionado, o engenheiro. “Agradeço primeiro a Deus, depois à minha família e ao deputado Lucas Ramos por esta homenagem que representa o ponto alto da minha carreira”, finalizou. 

CARREIRA – Nascido na cidade baiana de Lençóis, João Nelly estudou em Campo Formoso e em Salvador, onde iniciou a graduação em engenharia agronômica pela Escola de Agronomia da Bahia em 1952. Em 1967, especializou-se no Soil Scientist Institute, na Colorado State University e em River Basin Studies, no Buareau of Reclamation, ambos nos Estados Unidos. Chefiou os Serviços de Assistência à Irrigação do Sub-Médio São Francisco no período de 1953 a 1963, assumiu a extinta Suvale em 1965 e, onze anos depois, trabalhou como Gerente de Departamento Técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). “Se hoje a fruticultura irrigada responde por 1,2 milhão de empregos diretos e indiretos, devemos boa parte desse sucesso ao empenho de João Nelly, um nordestino que ama o país e que temos a honra de recebe-lo como irmão pernambucano”, finalizou o deputado Lucas Ramos.

Crédito das fotos: Kerol Correia

Nenhum comentário: