quinta-feira, 24 de maio de 2018

Prefeitura de Arcoverde inicia campanha de vacinação contra brucelose

A Prefeitura de Arcoverde já começou a vacinar contra a brucelose todo o rebanho bovino. Estão sendo imunizadas bezerras de três a oito meses. A vacinação é gratuita e prossegue até o mês de junho. Já foram vacinados 34 animais em 09 localidades.

Arcoverde é uma das poucas cidades do Estado que arca com o custo da vacinação e de profissionais para aplicação das doses. A vacinação contra a brucelose é obrigatória e é realizada há cada seis meses. O criador que não vacinar ou deixar de comunicar a vacinação à Adagro pode ser multado.

A coordenação da vacinação é da Secretaria de Agricultura e obedece o calendário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A equipe de vacinação atende os produtores diretamente nas propriedades rurais. O produtor interessado poderá fazer o agendamento ou obter mais informações sobre a vacinação por meio do telefone (87) 3821 3045 ou na Secretaria de Agricultura.

A brucelose é uma zoonose (doença que acomete os animais e o homem) infecto-contagiosa causada pela bactéria Brucella abortus. Nos bovinos pode causar abortamento, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria, além de inflamação nos testículos.


Fotos: Alberto Vaz




Nenhum comentário: