terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Comitê avalia as atividades de convivência com a estiagem

A situação climática no Estado e as ações do Garantia Safra foram alguns dos temas abordados, ontem, durante a 31ª Reunião Ordinária do Comitê Integrado de Enfrentamento à Estiagem, realizada na sede do instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, no Recife.  O secretário executivo da Agricultura Familiar e Gerente Geral do Prorural, Aldo Santos, coordenou a reunião que contou com a participação do prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota e de representantes da secretaria de Recursos Hídricos, da Coordenadoria de Defesa Civil, da Agência Pernambucana de Águas e Climas – Apac e dos movimentos sociais.  

As chuvas das últimas semanas têm  amenizado a estiagem em alguns municípios do Sertão e do Agreste pernambucano. Na região do Araripe, por exemplo, as cisternas estão cheias e a necessidade de abastecimento por meio de carros-pipa tem diminuído. “No Araripe, dispúnhamos de 212 pipeiros para atender a área, com as chuvas, a demanda caiu em mais de 60%”, afirmou Santos. Segundo a Apac, apesar de isoladas e irregulares, as chuvas vão continuar acontecendo nos meses de março e abril.

Os números do Garantia Safra também são animadores. No Sertão, 53 municípios aderiram ao Programa. Foram realizadas 107 mil inscrições e 100,5 mil agricultores foram beneficiados. Apresentando um déficit de adesão de 6,5 mil. Já no Agreste, foram  46 cidades inscritas com um total de 24 mil adesões. O déficit foi de 10 mil. “As informações mostram que cresceu o número de agricultores familiares atendidos, mas ainda temos um déficit a ser superado e a meta de ter todas as cidades inscritas”, ponderou o Aldo Santos. A Operação Carro-pipa e a Venda Balcão do milho também foram discutidas na reunião.

Nenhum comentário: