sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Prefeito do Recife faz balanço do primeiro mês de gestão

O prefeito Geraldo Julio participou, na manhã desta sexta-feira (1º), do início 16ª Legislatura na Câmara Municipal do Recife. O gestor recifense leu a mensagem do Executivo fazendo um balanço do seu primeiro mês de governo e apontando as expectativas para 2013. Geraldo ainda reforçou seu desejo de manter, com o Poder Legislativo, uma relação institucional de respeito durante todo o mandato. A solenidade, realizada no plenário da Casa José Mariano, está prevista no artigo 54, inciso VII, da Lei Orgânica do Município.
“Eu quero reiterar o compromisso para uma gestão democrática e popular. Nos primeiros 30 dias de governo, nós estabelecemos as primeiras metas e iniciamos uma série de intervenções pela cidade, além de consolidarmos a integração com os governos Estadual e Federal”, afirmou Geraldo, depois de elencar as ações desenvolvidas durante o mês de janeiro, com base nos cinco eixos que formam o seu programa de governo.
No eixo “Organizando a Cidade”, Geraldo destacou o início da “Operação Faxina Geral”, a limpeza do canal do Arruda, a requalificação dos Parques 13 de Maio e da Jaqueira, o lançamento do projeto “Praia Limpa”, além da reunião com casas noturnas para cumprimento de normas de controle urbano e a segurança dos frequentadores. O prefeito também elencou início do recapeamento das principais vias da cidade, a inspeção e retomada dos trabalhos da Via Mangue e a integração com o projeto do Governo do Estado “Rios da Gente”, que garantirá, por parte da Prefeitura, a construção de 832 moradias.
Já no eixo “Qualificando os Serviços”, o destaque ficou por conta das reformas na rede escolar, da destinação para a educação dos royalties oriundos da exploração do pré-sal, da cessão do terreno e projeto básico para a construção do primeiro Hospital da Mulher do Recife, do início da construção das primeiras quatro Upinhas 24h e da contratação de 132 agentes de saúde. O prefeito falou ainda do lançamento do Centro Comunitário da Paz e da captação de recursos, junto ao Governo Federal, para reforma do Geraldão.
Terceiro eixo, “Direitos Humanos, proteção e emancipação social” também foi alvo da atuação da PCR em janeiro. Geraldo fez questão de ressaltar a reforma na Rede de Acolhimento, e visitar as instituições que vão receber todos os recursos arrecadados com a venda de ingressos do Baile Municipal do Recife. No eixo “Multiplicando as oportunidades”, o prefeito enfatizou a aprovação do marco legal necessário para a ampliação da capacidade de investimentos do Recife, através das Parcerias Público-Privadas (PPP’s); além da inauguração de um banco pernambucano no bairro do Recife e o projeto “Recife Digital”.
Para finalizar, no eixo “Profissionalizando a Gestão”, o prefeito citou a criação da carreira de analista de gestão, a nomeação dos 22 gestores de monitoramento e a reunião com os prefeitos da Região Metropolitana, que culminou com a criação do “Pacto Metropolitano” entre os gestores.
RESPEITO – Geraldo Julio enalteceu os vereadores e disse que sua relação com o Poder em questão será de muito respeito. “É importante que a Câmara cumpra o seu papel de representar a população diante do Executivo, analisar os projetos, fazer as proposições de melhoria das ações da Prefeitura e fiscalizar. Tudo isso é necessário para que a gente tenha uma democracia atuante e permanente”, enfatizou Geraldo.
Coube ao Líder do Governo da Câmara, vereador Gilberto Alves, destacar a satisfação que sente em “liderar um grupo expressivo de parlamentares”. “Nos últimos 30 dias, foi possível sentir a atitude de Geraldo de por em prática o programa de governo. Quem anda pela cidade percebe que o slogan ‘trabalho, trabalho e trabalho’ não foi mais uma promessa de campanha”, cravou.
Antes da solenidade, uma comissão formada pelos vereadores Almir Fernando, Aline Mariano e Isabella de Roldão ficou encarregada de conduzir o prefeito até o plenário. Para marcar o evento, presidente da Casa José Mariano, vereador Vicente André Gomes, entregou ao socialista um broche da CMR.

Nenhum comentário: